Câmara concede título de Cidadão Marabaense ao padre César

por claudio — publicado 11/04/2013 10h45, última modificação 14/04/2016 09h05
Vereadores entregam comenda durante Sessão Solene marcada por elogios ao religioso

O padre Mbaku César Phongi, que atuou seis anos na Paróquia São Félix de Valois foi agraciado na noite da última terça-feira, 9, na Câmara Municipal de Marabá com o título de Cidadão Marabaense. A comenda foi sugerida pelo vereador Antônio Araújo (PR), mas assinada por todos os legisladores.

Coronel Araújo reconheceu que padre César já faz parte da história de Marabá e que a sugestão de concedê-lo o título de Cidadão Marabaense foi do vereador licenciado Nagib Mutran e acatada por ele.

Mesmo sendo evangélica, a vereadora Júlia Rosa (PDT) reconheceu que padre César marcou a comunidade católica em Marabá e se tornou um exemplo de dedicação à missão da igreja na pregação do evangelho. “Cristo lhe deu a missão de fazer a diferença”, disse ela ao padre.

O vereador Guido Mutran Júnior (PMDB) disse que, enquanto morador da Marabá Pioneira, foi cumprimentado várias vezes pelo padre César, que passava na porta de sua casa na primeira hora do dia e sempre perguntava por sua família.

A Sessão Solene na Câmara também foi marcada por discursos de despedidas de vários fieis, os quais elogiaram o padre como ser humano e como missionário. Entre eles, a professora Maria José Herênio, Alyson Vieira, Neide de Miranda.

Ao usar da palavra, padre César agradeceu a comenda, elogiou o Legislativo e avaliou que sua saída da Paróquia de São Félix de Valois acontece em um momento certo, assim como o título de Cidadão Marabaense, que quase foi entregue em outra ocasião. “Há tempo para tudo embaixo do sol. Em minha passagem por Marabá, o povo é quem deu show de bola, arrasou. Vou sair de Marabá pela porta da frente. Vivam em comunidade e vocês terão sucesso”, disse ele, em meio a choro, aplausos e palavras de elogios.