Declaração de Cookies

TERMO DE USO


1. Quais informações estão presentes neste documento?

Neste "Termo de Uso", o usuário do portal da Câmara Municipal de Marabá encontrará informações sobre:

  • O funcionamento do serviço e as regras aplicáveis a ele;
  • O conjunto de regras relacionadas à prestação do serviço;
  • As responsabilidades do usuário ao utilizar o serviço;
  • As responsabilidades da administração pública ao fornecer o serviço;
  • Informações para contato, caso necessário atualização de informações ou esclarecimento de dúvidas;
  • Autoridade responsável por eventuais reclamações caso questões deste Termo de Uso tenham sido violadas.

Além disso, no Aviso de Privacidade, o usuário do portal encontrará informações sobre:

  • Qual o tratamento dos dados pessoais realizados e a sua finalidade;
  • Os dados pessoais dos usuários necessários para a prestação deste serviço;
  • Informações sobre cookies;.
  • A forma como os dados são tratados;
  • Quais medidas de segurança são utilizadas para proteger os dados pessoais;
  • Informações sobre compartilhamento de dados com terceiros;

2. Aceitação do Termo

Ao utilizar os serviços deste portal, o usuário entende que seus dados pessoais serão tratados e compartilhados nas formas descritas no Aviso de Privacidade e concorda com seus termos.

São aplicáveis a este serviço as seguintes leis e normativos:


3. Quais as responsabilidades da administração pública com os dados pessoais?

A Administração Pública se compromete em cumprir todas as legislações relativas ao uso correto dos dados pessoais do cidadão, bem como a garantir todos os direitos e garantias legais dos usuários. Ela também se obriga a promover, independentemente de solicitações, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral produzidas ou custodiadas. É de responsabilidade da Administração Pública implementar controles de segurança para proteção dos dados pessoais dos usuários.

A Administração Pública poderá, quanto às ordens judiciais de pedido das informações, compartilhar informações necessárias para investigações ou tomar medidas relacionadas a atividades ilegais, suspeitas de fraude ou ameaças potenciais contra pessoas, bens ou sistemas que sustentam o serviço ou de outra forma necessária para cumprir com nossas obrigações legais. Caso ocorra, a Administração Pública notificará os usuários, salvo quando o processo estiver em segredo de justiça.




AVISO DE PRIVACIDADE


Privacidade e segurança são prioridades do nosso portal, que tem comprometimento com a transparência do tratamento de dados pessoais de seus usuários (titular dos dados). Por isso, este Aviso de Privacidade estabelece como é realizado o tratamento de dados dos usuários que acessam o portal.

Ao utilizar nossos serviços, o usuário entende que seus dados pessoais serão tratados e compartilhados nas formas descritas neste Aviso de Privacidade e concorda com seus termos. São aplicáveis a esse serviço as seguintes leis e normativos:

 

Nos termos do art. 5º, inc. VI, da Lei nº 13.709, de 2018, o controlador é a "pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais".

1. Para qual finalidade os dados são tratados

O portal coleta dados pessoais e armazena em cookies através do navegador de internet (browser). Também para criar contas, identificar e autenticar de forma segura o usuário para utilizar serviços públicos. Os dados são tratados com a finalidade de:

  • Simplificar as solicitações, a prestação e o acompanhamento dos serviços públicos, com foco na experiência do usuário;
  • Entrar em contato caso necessário, ou notificar o usuário para o oferecimento de serviços e benefícios;
  • Reduzir o risco de fraudes; e
  • Recomendar serviços públicos.

2. Hipótese de Tratamento

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o tratamento de dados pessoais será realizado utilizando como bases legais:

"Art. 7º O tratamento de dados pessoais somente poderá ser realizado nas seguintes hipóteses:

I - mediante o fornecimento de consentimento pelo titular;

(...)

III - pela administração pública, para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis e regulamentos ou respaldadas em contratos, convênios ou instrumentos congêneres, observadas as disposições do Capítulo IV desta Lei;" (grifo nosso)


2.1. Quais dados pessoais serão tratados

Para a finalidade acima descrita, o portal realiza o tratamento dos seguintes dados pessoais:

  • Endereço virtual de página da internet (registros de pesquisas, inclusive em outros sites visitados);
  • País, estado e cidade (localização geral);
  • Faixa etária;
  • Sexo biológico;
  • Dados do dispositivo (modelo de hardware, sistema operacional).

2.2. Declaração de Cookies

O portal utiliza cookies próprios (primários), ou seja, do domínio maraba.pa.leg.br, para registrar as configurações e preferências de navegação dos usuários e gerar relatórios estatísticos através do Google Analytics, e também cookies de terceiros para complementar essas estatísticas.


2.2.1 Cookies essenciais

NomeFinalidadeDuração
aceite Registrar o aceite do banner de cookies da página inicial 1 ano
hora Registrar data e hora de aceite do banner de cookies da página inicial 1 ano
__ac Identificar que um usuário está logado no Plone (provavelmente essencial para editores das páginas do Portal) Até terminar a sessão
__cp Manter a área de copiar-colar do Plone (provavelmente essencial para editores das páginas do Portal) Até terminar a sessão de navegação
statusmessages Manter a mensagem de status do usuário logado no Plone (provavelmente essencial para editores das páginas do Portal) permanente
I18N_LANGUAGE Manter a opção de língua, selecionada pelo usuário Até terminar a sessão de navegação
contraste Registrar o contraste da tela, escolhido pelo usuário Durante uso do portal


2.2.2 Cookies de terceiros

O portal depende dos serviços fornecidos por terceiros que permitem:

  • Melhorar as campanhas de informação do governo;
  • Oferecer conteúdo interativo;
  • Melhorar a usabilidade e facilitar o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais;
  • Assistir a vídeos e apresentações animadas diretamente no portal.

 

Os cookies de terceiros são todos de publicidade e multimídia do Google. Esses terceiros coletarão e usarão dados de navegação também para seus próprios fins. O usuário pode desativá-los direto no site do Google.

O Google Analytics no portal tem recursos de relatórios de publicidade ativados, que coleta informações adicionais por cookie do DoubleClick.net (empresa vinculada ao Google), como atividade da web e de IDs de publicidade do dispositivo (atividade do aplicativo), (https://support.google.com/analytics/answer/2799357).


Nosso portal não tem controle sobre quais cookies de terceiros serão ativados. Alguns cookies de terceiros que podem ser encontrados ao acessar o portal:

Domínios: Google, YouTube, Doubleclick.net

NomeFinalidadeDuração
VISITOR_INFO1_LIVE Permite que o YouTube conte as visualizações de vídeos do YouTube incorporados no portal 9 meses
PROD-FRONTEND-CITBOTESTRUTURANTES-LEGACY Assim com o cookie do chatbot do Portal, esse pode ser importante para outros chatbots mais antigos, mantido pela Central IT Até terminar a sessão de navegação
IP_JAR Armazenar informações de acesso e personalizar anúncios. 1 mês
AID Armazenar as atividades do usuário no Google em dispositivos diferentes, inclusive para anúncios de publicidade. 23 dias
ANID Construir um perfil de interesses do usuário e exibir anúncios do Google de forma relevante e personalizada. 2 anos
APISID Usado pelo Google para armazenar as preferências do usuário 2 anos
CGIC Melhora a entrega de resultados preenchendo automaticamente as consultas de pesquisa com base na entrada inicial do usuário. 6 meses
HSID Fornecer prevenção a fraudes 2 anos
NID Lembrar preferências e outras informações (idioma preferido, nº de resultados de pesquisa, ativação do filtro SafeSearch do Google). 6 meses
OGPC Habilita a funcionalidade do Google Maps 1 mês
SAPISID Permitir que o Google colete informações do usuário para vídeos hospedados pelo YouTube 2 anos
SEARCH_SAMESITE Usado para o envio correto de dados para o Google 5 meses
SIDCC Para fornecer a identificação de tráfego confiável da web 1 ano
SID Para fornecer entrega de anúncios ou retargeting, e fornecer prevenção a fraudes 2 anos
SNID Para fornecer entrega de anúncios ou retargeting persistente
SSID Permitir que o Google colete informações do usuário para vídeos hospedados pelo YouTube 2 anos
IDE Exibir anúncios do Google em sites de terceiros. 2 anos
RUL Determinar se o anúncio do site foi exibido corretamente. 1 ano
DSID Permite analisar dados coletados pela Doubleclick.net, de comportamento e interesses específicos, como páginas visitadas e interação com anúncios) e dados demográficos (informações sobre idade, sexo biológico e localização geral). 2 semanas
YSC Usado para rastrear as visualizações de vídeos incorporados nas páginas do Youtube Até terminar a sessão de navegação
PREF Para armazenar as preferências do usuário 8 meses
GPS Para armazenar dados de localização Até terminar a sessão de navegação
__Secure-1PAPISID Construir perfil de interesses do usuário e exibir anúncios do Google de forma relevante e personalizada. 2 anos
__Secure-1PSID Construir perfil de interesses do usuário e exibir anúncios do Google de forma relevante e personalizada. 2 anos
__Secure-3PAPISID Construir perfil de interesses do usuário e exibir anúncios do Google e Youtube de forma relevante e personalizada. 2 anos
__Secure-3PSIDCC Identificar usuários e rastrear a atividade. 1 ano
__Secure-3PSID Construir perfil de interesses do usuário e exibir anúncios do Google e Youtube de forma relevante e personalizada. 2 anos
__Secure_1PAPISID Construir perfil de interesses do usuário e exibir anúncios do Google de forma relevante e personalizada 2 anos
__Secure_1PSID Construir perfil de interesses do usuário e exibir anúncios do Google de forma relevante e personalizada 2 anos
__Secure_3PAPISID Construir perfil de interesses do usuário e exibir anúncios do Google de forma relevante e personalizada 2 anos
__Secure_1PSIDCC Necessário para usar as opções e serviços do site 2 anos
LOGIN_INFO Usada pela rede social para conhecer de onde vem o usuário Permanente
VISITOR_INFO_LIVE Este Cookie registra um ID único para manter as estatísticas de quais vídeos do YouTube o usuário assistiu. Até terminar a sessão de navegação
sp_landing Para fornecer funções nas páginas 1 dia
sp_t para fornecer funções nas páginas 1 ano
ct0 O Twitter usa esse cookie para publicidade e análises comportamentais 5 anos
gt É definido devido aos recursos de integração e compartilhamento do Twitter para a mídia social 3 horas
guest_id_ads É definido devido aos recursos de integração e compartilhamento do Twitter para a mídia social 2 anos
guest_id_marketing É definido devido aos recursos de integração e compartilhamento do Twitter para a mídia social 2 anos
guest_id_ ID exclusivo que identifica a sessão do usuário 2 anos
PROD-CITBOTESTRUTURANTES-SIASGFRONT Importante para o chatbot do Portal, mantido pela empresa Central IT Até terminar a sessão de navegação
ARRAffinitySameSite Usado para balanceamento de carga para garantir que as solicitações da página do visitante sejam roteadas para o mesmo servidor em qualquer sessão de navegação Até terminar a sessão de navegação
ARRAffinity Usado para balanceamento de carga para garantir que as solicitações da página do visitante sejam roteadas para o mesmo servidor em qualquer sessão de navegação Até terminar a sessão de navegação
UserId Cookie do chatbot da Microsoft Azure no portal do Ministério da Infrastrutura Até terminar a sessão de navegação
ci_session Usado para manter um estado durante uma sessão do navegador para consistência da experiência do usuário 2 horas
csrf_cookie_name Usado para evitar a falsificação de solicitação Cross_Site 2 horas
_fbp Para armazenar e rastrear visitas ao site 3 meses
fr Para fornecer entrega de anúncios ou retargeting 3 meses
muc_ads Usado para otimizar a relevância do anúncio coletando dados de navegação do visitante 2 anos
personalization_id É definido devido aos recursos de integração e compartilhamento do Twitter. Armazena informações sobre como o usuário usa o site e qualquer publicidade que possa ter visto antes 2 anos
AnalyticsSyncHistory Usado para armazenar informações sobre o horário em que uma sincronização ocorreu com o cookie lms_analytics 30 dias
UserMatchHistory Para fornecer entrega de anúncios ou retargeting 30 dias
lidc Para armazenar as ações realizadas no site 1 dias
lang Usado para lembrar a configuração de idioma de um usuário para garantir que o LinkedIn.com seja exibido no idioma selecionado pelo usuário em suas configurações Até terminar a sessão de navegação
li_sugr Para armazenar detalhes do navegador 3 meses
bcookie Para armazenar detalhes do navegador 2 anos
bscookie Para armazenar as ações realizadas no site 2 anos
JSESSIONID É usado no rastreamento de sessão. Como o HTTP é um protocolo sem estado, precisamos usar qualquer sessão para lembrar o estado Até terminar a sessão de navegação

2.2.3 Informações de Cookies utilizados para uso de redes sociais

O portal incorpora vídeos e outros arquivos de mídias provenientes do Facebook, Youtube e Google. O usuário pode pesquisar mais informações sobre os cookies utilizados por essas redes sociais e sobre como os dados pessoais são tratados por ela. A seguir, links para o acesso às Políticas de Privacidade de cada rede social.


2.2.4 Configuração de Cookies no navegador

Para gerenciar os cookies, uma das alternativas é a configuração do navegador. Tutoriais sobre o tema nos links abaixo:

O usuário pode alterar as permissões, bloquear ou recusar os Cookies no seu navegador a qualquer momento, com exceção dos estritamente necessários (cookies essenciais). Todavia, a revogação do consentimento de determinados Cookies pode prejudicar o correto funcionamento de alguns recursos do portal.

3. Como e por quanto tempo os dados serão armazenados

Os dados pessoais tratados através do portal serão utilizados e armazenados no Brasil, durante o tempo necessário para a prestação do serviço ou para que as finalidades listadas neste Aviso de Privacidade sejam atingidas, considerando os direitos dos usuários e dos responsáveis pelo tratamento de dados (controladores e operadores).

Os dados coletados por cookies do Google Analytics podem ser transferidos para fora do Brasil, porém há cláusulas nos Termos para o tratamento de dados, para que os dados estejam igualmente bem protegidos

Os dados serão mantidos enquanto relevantes. Após período em que os dados pessoais precisam permanecer armazenados, estes serão excluídos de nossas bases de dados ou anonimizados, respeitando as hipóteses legalmente previstas no art. 16 da LGPD. Isto é, informações pessoais que sejam necessárias para o cumprimento de determinações legais, judiciais e administrativas e/ou para o exercício do direito de defesa em processos judiciais e administrativos serão mantidas, apesar da exclusão dos demais dados.


4. Segurança no tratamento dos dados pessoais

A maneira como são tratados os dados pelo portal reflete seu compromisso com a segurança e proteção dos dados pessoais para garantir a privacidade. São usadas medidas e soluções técnicas de proteção apropriadas para garantir a confidencialidade, integridade e inviolabilidade dos dados pessoais. Para manter os dados pessoais protegidos, são usadas ferramentas físicas, eletrônicas e gerenciais direcionadas para a proteção e privacidade.

A aplicação dessas ferramentas leva em consideração a natureza dos dados pessoais tratados, o contexto e a finalidade do tratamento e os riscos que eventuais violações gerariam para os direitos e liberdades do titular dos dados.

Nosso portal se compromete a utilizar as melhores práticas para evitar incidentes de segurança.

Em caso de incidentes de segurança que possam gerar risco ou dano relevante para os usuários, a Câmara Municipal de Marabá irá atuar comunicando os titulares, principalmente aquele afetados diretamente, e também a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que atuará sobre o ocorrido em conformidade com as determinações da LGPD.


5. Compartilhamento de dados

Tendo em vista a preservação de privacidade, o portal não compartilhará dados pessoais com nenhum terceiro não autorizado e que não esteja listado abaixo. Os operadores listados a seguir realizam o tratamento de dados pessoais em nome do responsável pelo tratamento (controlador). Estes recebem dados apenas na medida do necessário para atingir a finalidade do tratamento. Os contratos entre estes operadores são guiados pelas normas da LGPD, e esses parceiros têm seus próprios Avisos ou Políticas de Privacidade:

Existem outras hipóteses em que os dados pessoais poderão ser compartilhados:

  • I – Determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial, com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes.
  • II – Proteção dos direitos do portal em qualquer tipo de conflito, inclusive os de teor judicial.

6. Direitos do usuário (titular dos dados)

O portal da Câmara Municipal de Marabá assegura a seus usuários seus direitos de titular dos dados pessoais previstos no art. 18 da LGPD. Dessa forma, é possível, de maneira gratuita e a qualquer momento:

  • Se opor ao tratamento de dados pessoais a qualquer momento. No entanto, é importante entender que exercer este direito causará discordância na relação entre cidadão e Estado, e consequentemente em um tratamento menos eficaz pelo portal na entrega dos serviços disponíveis;
  • Confirmar a existência de tratamento de dados pessoais, de maneira simplificada ou em formato claro e completo;
  • Acessar seus dados pessoais, podendo solicitá-los em uma cópia legível sob forma impressa ou por meio eletrônico, seguro e confiável;
  • Corrigir seus dados pessoais, ao solicitar a edição, correção ou atualização destes;
  • Limitar seus dados pessoais quando desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação através da anonimização, bloqueio ou eliminação;
  • Revogar seu consentimento, desautorizando o tratamento de seus dados;

7. Como exercer seus direitos

Para exercer os direitos como usuário (titular dos dados), poderá entrar em contato com a Ouvidoria Legislativa Municipal, por meio dos seguintes canais:

Endereço: Avenida Hiléia, S/N, esquina com a Rodovia Transamazônica. CEP 68502-100. Marabá-PA
Telefone de Contato: (94) 98405-2750
E-mail: ouvidoria@maraba.pa.leg.br
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h00 às 14h00

8. Alteração deste Aviso de Privacidade

A presente versão deste Aviso de Privacidade foi atualizada pela última vez em 10/10/2024.

O editor se reserva o direito de modificar, a qualquer momento as presentes normas, especialmente para adaptá-las às melhorias do portal, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pela retirada ou modificação daquelas já existentes.

Qualquer alteração ou atualização do Termo de Uso ou do Aviso de Privacidade passará a valer a partir da data de sua publicação no site do serviço e deverá ser integralmente observada pelos usuários.

Nos casos em que as alterações ou atualizações do Aviso de Privacidade relacionarem-se à finalidade, forma e duração do tratamento, mudança do(s) controlador(es) ou uso compartilhado dos dados, o titular de dados será informado a respeito, sendo-lhe permitido revogar seu consentimento, caso discorde do teor das alterações.


9. Responsabilidade

O portal prevê a responsabilidade dos agentes que atuam nos processos de tratamento de dados, em conformidade com os arts. 42 ao 45 da LGPD.

E se compromete em manter este Aviso de Privacidade atualizado, observando suas determinações e zelando por seu cumprimento. Além disso, também assume o compromisso de buscar condições técnicas e organizacionais aptas a proteger todo o processo de tratamento de dados.


10. Isenção de responsabilidade

Conforme mencionado no Tópico 4, embora sejam adotados elevados padrões de segurança a fim de evitar incidentes, não há nenhuma página virtual inteiramente livre de riscos. Nesse sentido, o portal não se responsabiliza por:

  • I – Quaisquer consequências decorrentes do descaso ou descuido dos usuários em relação a seus dados individuais. O portal se responsabiliza apenas pela segurança dos processos de tratamento de dados e do cumprimento das finalidades descritas neste Aviso de Privacidade. Destaca-se ainda que a responsabilidade em relação à confidencialidade dos dados de acesso é do usuário.
  • II – Ações maliciosas de terceiros, como ataques cibernéticos, exceto se comprovada conduta culposa ou deliberada do portal.
  • III – Inveracidade das informações inseridas pelo usuário nos registros necessários para a utilização dos serviços do portal e quaisquer consequências decorrentes de informações falsas ou inseridas de má-fé são de total responsabilidade do usuário.