Câmara concede título de Cidadão Marabaense ao presidente do TCM

por claudio — publicado 24/05/2013 10h35, última modificação 14/04/2016 09h05
José Carlos Araújo se disse emocionado ao receber a comenda

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM), José Carlos Araújo, recebeu das mãos dos vereadores a comenda de Cidadão Marabaense, maior honraria concedida pelo município de Marabá. A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 23, no Plenário da Câmara Municipal de Marabá.

A proposição da comenda é das vereadoras Júlia Rosa (PDT) e Vanda Américo (PSD) e ratificada por todos os vereadores da Casa com Louvor. A condecoração tem como foco principal reconhecer a dedicação do presidente em tentar descentralizar os serviços do TCM, trazendo os serviços da entidade para mais próximo das comunidades mais distantes, facilitando o acesso à informação e orientando quem necessita dos serviços nas sedes dos jurisdicionados do tribunal.

A vereadora Júlia Rosa disse que a entrega da comenda de Cidadão Marabaense a José Carlos era um momento de grande alegria para os vereadores pela proximidade que os mais antigos têm com ele.

Vanda Américo lembrou que antes era difícil o acesso ao tribunal, e que a instituição mudou sua postura desde que José Carlos assumiu a presidência do TCM. “Antes, não havia essa proximidade com o interior e tínhamos uma grande dificuldade para falar com o presidente do tribunal. Agora, a dinâmica é outra, os vereadores também são ouvidos naquele espaço”, ressalta ela.

O vereador Guido Mutran (PMDB), ao usar da palavra, elogiou o trabalho que José Carlos está desempenhando à frente do TCM e pediu celeridade no julgamento das contas do ex-prefeito Maurino Magalhães (PR), que segundo ele estariam eivadas de problemas de toda sorte.

Gilsim Silva (PP), após tecer elogios ao presidente do TCM, pediu que ele, agora como Cidadão Marabaense, também seja um defensor do Estado do Carajás.

Em seu discurso, o presidente do TCM disse que os sete conselheiros que compõem o tribunal têm contribuído para a modernização das ações que vêm acontecendo e que o julgamento das contas do ex-prefeito Maurino Magalhães vai acontecer no tempo hábil e que elas estão sendo analisadas pelo conselheiro Daniel Labareda. “O resultado dessas contas vai aparecer rapidamente, mas dependemos também de pareceres do Ministério Público, que é um parceiro nosso”.

Sobre o pedido dos vereadores para retornar com um escritório de representação em Marabá, José Carlos disse que a grande maioria das prestações de contas é feita pela internet, mas reconheceu que algumas entidades não têm acesso a ela e acabam tendo dificuldades em prestar contas. “Vamos continuar discutindo essa possibilidade para torná-la uma realidade”, observou.

Ao usar da palavra, o presidente do TCM agradeceu a todos os vereadores pela comenda, em especial às vereadoras Júlia Rosa e Vanda Américo, e se disse emocionado com a comenda, apesar de já ter recebido o título de cidadão de cerca de 30 municípios paraenses.