Câmara elogia trabalho desenvolvido pela Associação Educadora São Francisco de Assis

por hugokol — publicado 22/03/2016 12h25, última modificação 14/04/2016 09h05
Frei Hernanes faz apresentação de 11 projetos desenvolvidos pela entidade em área periférica da cidade

Na abertura da Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 22 de março, o frei Hernanes Costa Santos apresentou aos vereadores os projetos desenvolvidos pela Associação Educadora São Francisco de Assis, localizada na Avenida Minas Gerais, no Bairro Belo Horizonte.

A apresentação foi uma proposta do vereador Antônio Araújo, o qual enalteceu o trabalho social desenvolvido pela comunidade dos Capuchinhos e justificou a importância dos 11 projetos, inclusive com consultas médicas gratuitas para a comunidade carente dos bairros adjacentes ao que está localizada a igreja. “Médicos e enfermeiros contribuem com o trabalho da paróquia. Estamos tentando convênio com a Prefeitura de Marabá para ceder alguns poucos servidores para contribuir com esse trabalho porque falta suporte administrativo”, disse Araújo.

Frei Hernanes fez apresentação sobre a Associação Educadora São Francisco de Assis foi criada em São Luís e atualmente atua nos estados do Maranhão, Pará e Amapá, além de Cuba. Disse que foi iniciada em Marabá em 1988 por padres franciscanos, deixando um legado de estrutura física e alguns trabalhos evidenciados.

A entidade já manteve parceria com Senai, oferecendo cursos de corte costura e lingerie. Atualmente, contribui com ações para moradores dos bairros Belo Horizonte, Filadélfia, São Miguel da Conquista e Vila Poupex. A Associação Educadora desenvolve os seguintes projetos sociais e culturais: atendimento jurídico, posto de saúde, Padre Pio, Boi Bumbá Encanto da Minha Terra, entrega de cestas básicas, reforço escolar, handebol, zumba, balé, futebol e música.

A vereadora Antônia Carvalho elogiou o trabalho da associação e considerou que a inserção social dos excluídos, com semeadura do bem, devem ser ferramentas para avançar no crescimento da sociedade. “Houve um tempo em que a igreja ficou apenas no louvor e nas missas. Mas de um tempo para cá ampliou seu horizonte, se inserindo na vida das pessoas, pregando paz, não violência, mas também a inclusão social”, destacou.

A vereadora Vanda Américo disse que, como marabaense, não pode deixar de reconhecer e incentivar pessoas e entidades que desenvolvem trabalho social tão nobre com o da Associação Educadora São Francisco de Assis. “A Igreja consegue fazer a fé ser acompanhada da obra. Precisamos de mais entidades comprometidas com o crescimento religioso, mas também com o social”, disse Vanda.

O vereador Pedro Correa disse que muitas empresas alegam que desenvolvem um trabalho social, mas quase não se percebe. “Elas precisam conhecer um trabalho de referência e de suma importância para a comunidade. Com ele, a gente se sente muito mais humano e parabenizamos por esse trabalho. Acompanho a peregrinação que o senhor faz e espero que continue disponível para contribuir com a sociedade”.

O vereador Coronel Araújo disse que todos podem contribuir com o trabalho da Associação Educadora. Atualmente, um dos principais gargalos do município é o da saúde e o atendimento que a igreja oferece contribui muito com essa deficiência. Foram mais de 600 consultas e exames oferecidos nos últimos meses apenas na área médica e de enfermagem.

Araújo fez apelo para que os vereadores façam documento pedindo à Secretaria de Administração ajuda para ceder alguns servidores para contribuírem com a área administrativa da associação.

O presidente da Câmara, Miguel Gomes Filho, disse que a Assessoria Jurídica da Casa vai ajudar a elaborar o documento a ser enviado para a Secretaria de Administração. Miguelito agradeceu ao frei Hernanes pelas ações desenvolvidas em prol da comunidade marabaense.