Câmara entrega comenda para personalidades da 23ª Brigada em Marabá

por hugokol — publicado 16/04/2014 10h47, última modificação 14/04/2016 09h05
General Theophilo Gaspar e outros militares são agraciados com títulos honoríficos pelo Legislativo

Em uma cerimônia realizada na noite desta terça-feira, 15, a Câmara Municipal de Marabá realizou uma Sessão Solene para homenagear o Exército Brasileiro através da 23ª Brigada de Infantaria de Selva. A solenidade contou com a participação de vereadores, do juiz federal do Trabalho Jonathas dos Santos Andrade e do comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira.

O Capitão Adriano, capelão do Exército, fez uma leitura bíblica e destacou que “nossos militares são luzes para nossa sociedade. São luzeiros no mundo e para o mundo. O militar do Exército tem características de Cristo, sendo um homem de fé”.

Logo no início da cerimônia, a presidente da Câmara, Júlia Maria Ferreira Rosa Veloso, convidou os presentes para renderem, através de um minuto de silêncio, uma homenagem à memória do presidente do Sindicom (Sindicato do Comércio de Marabá), Paulo César Lopes, que morreu na tarde daquele dia.

Em seguida, Júlia Rosa deu boas vindas aos mais de 200 militares que participaram da cerimônia, muitos dos quais acompanhados de suas esposas, e disse que o autor do Decreto Legislativo sobre a realização anual de sessão solene para homenagem ao Exército foi do vereador Antônio Araújo, que é coronel reformado da Polícia Militar.

Ao usar da palavra, Araújo reconheceu que a 23ª Brigada cobre vasta área na Amazônia e os últimos generais que passaram por Marabá colaboraram muito com este município em várias áreas, como educação, saúde e social. “Temos orgulho de ter o Exército em Marabá”, frisou.

Na sequência da programação foi apresentado um vídeo em que o general Enzo Martins Peri, comandante do Exército em Brasília, falou sobre o Dia do Exército e o que a data representa para a corporação.

O vereador Leodato Marques saudou o Exército, reconheceu que a homenagem é merecida e disse que corporação é um braço direito em Marabá, de verdade e elogiou o general Theophilo Gaspar pela condução do trabalho dos militares nesta região.

O também vereador Guido Mutran destacou que os militares ajudam a fazer a defesa que os cidadãos tanto precisam nesta região, embora essa não seja sua missão precípua. Ele agradeceu à parceria com o município nas áreas de saúde, educação e no social e se colocou à disposição para apoiar na realização de muitas outras ações.

A vereadora Júlia Rosa lembrou que os recursos do município não permitem tantos investimentos em reforma das mais de 200 escolas e elogiou o apoio do Exército nesta área nos últimos cinco anos. “Esta sessão é também uma homenagem ao Exército Brasileiro pela mão amiga, braço estendido e a todas as iniciativas, inclusive nas missões internacionais, com uma tropa que se prepara para ir ao Haiti em pouco tempo”.

O juiz Jônathas Andrade revelou que o Exército foi sua primeira escola e avaliou que o trabalho desenvolvido agora reflete os ideais que embalavam os combatentes originais na Batalha de Guararapes, em Pernambuco, nos idos de 1600. “Naquele tempo não havia Hino Nacional, os símbolos nacionais nem Constituição da República, e ainda assim conseguimos grandes vitórias. São bem-aventurados os vereadores desta Casa pela homenagem ao Exército. Guararapes agora é aqui em Marabá, onde há muita coisa por fazer”, destacou.

O Capitão Emmett Moulton, diretor do DMTU, representava o prefeito João Salame, que está em viagem. “Ele não está nesta cerimônia por questão de saúde. Foi fazer pequena cirurgia fora do Estado. Mas pediu para eu repassar a informação de que é uma honra ter o Exército Brasileiro em Marabá, onde há a única Brigada no Pará, uma vez que nem Belém tem. O Exército Brasileiro pode passar 100 anos sem ser usado, mas não pode passar um minuto sem ser preparado”.

Ao usar da palavra, General Estevam Cals Theophilo avaliou que a Batalha do Guararapes foi um marco para o País, que derrotou o exército holandês, o mais potente do mundo à época. “Todas as raças estão representadas no Exército Brasileiro, sempre com respeito às diferenças. Olho aqui e vejo militares participantes de todos os credos, e isso mostra que há democracia no nosso meio”.

O general disse que os militares do Exército têm participado intensamente da vida da sociedade marabaense, com apoio aos desalojados da enchente, fornecendo água pura às populações desalojadas. “Não é água da Cosanpa, mas do nosso poço, tratada por nós”, esclareceu.

Ele citou ainda o apoio da Brigada na reforma de escolas públicas municipais, reforma e manutenção de praças como treinamento para os militares que vão ao Haiti.

Ele agradeceu à Câmara e aos vereadores que prestaram homenagem ao Exército Brasileiro. “Vivemos de valores morais e éticos, não temos compensação financeira. Nosso maior orgulho e recompensa são homenagens como esta, que nos emocionam”.

Os militares que receberam o título de Honra ao Mérito são o general Theophilo Cals, coronel Carlos Alberto Ferreira, tenente coronel Cláudio Ferreira dos Santos, tenente coronel Marcelo da Silva Pinto, tenente coronel Hélcio Rodrigues da Silva Júnior, Major Ênio Correa de Souza e major Jales Resende Siqueira.

A Comenda de Amigo de Marabá foi concedida para os sargentos Anderson Sousa Leão, Moisés Fernandes dos Santos, Antônio Ferreira Lopes, Jailton da Costa Pantoja, Josenildo Carlos Gomes da Silva e os cabos Erinaldo Pontes da Silva e Everaldo Brandão da Silva.

A Comenda de Pioneiro foi concedida para os “barbeiros” Heber Ribeiro e Joaquim Marques do Nascimento, que não são militares, mas prestam serviço para a 23ª Brigada há mais de 30 anos.