Câmara Municipal e OAB realizarão sessão por violência aos advogados

por claudio — publicado 13/11/2013 08h47, última modificação 14/04/2016 09h05
Legislativo vai votar no dia 19 deste mês Moção de Repúdio pelo assassinato de Dácio Cunha

Em reunião ocorrida na última sexta-feira (8) com a presidente da Câmara Municipal de Marabá, vereadora Júlia Rosa, a Subseccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) requereu uma “Sessão Especial de Repúdio à onda de violência praticada contra advogados e à sociedade”, que será realizada no próximo dia 19 de novembro, a partir das 9 horas.

E já nessa terça-feira, 12, durante a sessão ordinária, a presidente apresentou Requerimento propositivo para a realização do evento, e contou com a unanimidade de votos favoráveis dos vereadores.

Na Sessão Especial na CMM, os vereadores votarão uma Moção de Repúdio contra a violência aos advogados, que será encaminhada ao Governo do Estado. A ação foi motivada após mais um crime bárbaro que vitimou outro advogado no interior do Pará: Dácio Cunha, 41 anos, ex-vice-presidente da Subseção de Parauapebas, que foi assassinado com dois tiros no último dia 6 de outubro, naquele município, sudeste do estado.

A onda de violência praticada nos últimos dois anos contra os advogados, especialmente no interior do Pará, é muito preocupante, pois com o assassinato de Dácio, agora são doze o número de advogados vítimas de violência (assassinato, ameaça e atentados), no Pará, desde 2011 até hoje. A Subseção de Marabá segue os atos realizados em conjunto por todas as subseções da OAB-PA, que decidiram encampar diversas ações em repúdio à onda de violência que toma conta do estado do Pará.

“A boa administração da Justiça depende da atuação incansável dos advogados, que na defesa dos interesses da sociedade, atua para defender o cidadão. Não podendo ser intimidado no exercício da profissão, por atos bárbaros que agridem a sociedade e o estado democrático, representando um reverso em toda a luta histórica da OAB pela democracia e pela cidadania. A advocacia e a sociedade não se curvarão diante de tamanha agressão, muito menos deixará de lutar pelo direito e pela justiça”, afirmou Haroldo Gaia, presidente da Subseção de Marabá.

Acolhimento

Mostrando-se solidária ao pleito da OAB, a vereadora Júlia Rosa acolheu o pedido de Sessão Especial conjunta com a Subseção da OAB em Marabá na CMM em prol da defesa da sociedade e do aperfeiçoamento das relações institucionais. Além de Haroldo Gaia e de Júlia Rosa, participaram da reunião o vereador Ubirajara Sompré, o advogado e assessor jurídico da CMM, Valdinar Monteiro, a presidente da Comissão de Meio Ambiente da Subseção, Fernanda Miranda, os integrantes das comissões de prerrogativas e dos jovens advogados, Júlio Netto, Philipe Ferreira, Ariel Negrão e o delegado-adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados do Sul-Sudeste do Pará, Ismael Gaia.