Curso de fotografia na CMM projeta exposição para aniversário de Marabá

Vinte e cinco pessoas da comunidade participaram do evento organizado pela Escola do Legislativo

Foram entregues nesta segunda-feira, 16, os certificados para 25 participantes do curso de Fotografia “Marabá por um Click”, promovido pela Escola do Legislativo no período de 9 a 16 de março. As aulas foram ministradas pelo fotógrafo e professor Magno Barros e o resultado culminará na V Exposição (Re) visitando a história de Marabá, que será realizada em 3 de abril, juntamente com um sarau na Câmara Municipal, em parceria com a Galeria Vitória Barros.
O presidente da Câmara, Pedro Corrêa Lima, participou da abertura e encerramento do curso e revelou que ele mesmo idealizou a capacitação para oferecer um olhar diferenciado de fotógrafos para a cidade de Marabá. “Em época de fake News, como agora, muita gente toma tempo disseminando o que não é verdade. Tá na hora de falarmos bem de nossa cidade”, disse ele.
Corrêa também ressaltou que a realização do curso é uma das formas da Casa se aproximar da comunidade, oferecendo capacitação gratuita. “Fico feliz por esse momento e espero revê-los em outro projeto desenvolvido pela Câmara Municipal”, disse ele, que também agradeceu ao fotógrafo Magno Barros.
A diretora da Escola do Legislativo, Gabriela Silva, disse que este é o primeiro curso de fotografia promovido pela Câmara em parceria com o Instituto de Artes Vitória Barros. “Assim que abrimos as inscrições, as vagas se esgotam muito rápido porque a procura foi muito grande. Tínhamos uma fila de espera. Diante disso, atrelado com a empolgação dos participantes ao decorrer do curso, percebemos que foi uma boa proposta. Estamos próximos ao aniversário de 107 anos de Marabá e a ideia da Câmara é realizar exposição com as imagens dessas pessoas. Será o olhar do cidadão marabaense sobre sua cidade”, disse ela.
Ainda segundo Gabriela, o curso de fotografia deverá ser oferecido de novo em breve, tanto pelo sucesso quanto pela quantidade de pessoas que quiseram participar e não conseguiram. “Teremos uma linda exposição no dia 3 de abril, que ficará o mês todo em apresentação aqui na Câmara Municipal de Marabá, como resultado desse curso de fotografia que deu bons frutos”, antecipa.
Magno Barros disse que sentiu que participantes estavam motivados em conhecer, de forma teórica e prática, o universo da fotografia. “A gente trouxe elementos que ajudam pessoas que não trabalhavam com fotografia e àquelas que já atuam nesse ramo. Fiquei feliz porque vi que pude contribuir com eles, ver o resultado do trabalho que se propuseram a fazer, o envolvimento de quem ficou até o final.
Durante o curso, Magno mostrou aos participantes o que é necessário para conseguir uma boa foto, tanto no que se refere à técnica da fotografia - incluindo composição - e explorando a foto documental, principalmente no que se refere ao uso de imagem.
Segundo o instrutor, a intenção é que eles (participantes do curso) encontrem histórias de Marabá para contar. Para isso, o último momento foi a realização de uma saída fotográfica para a Velha Marabá, um cenário de múltiplos interesses.