Diplomação de eleitos de Marabá e Bom Jesus será no Plenário da Câmara

A Justiça Eleitoral marcou para o dia 16 deste mês de dezembro, às 19h30, a cerimônia presencial de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos e suplentes de Marabá e Bom Jesus do Tocantins, que fazem parte da 100ª Zona Eleitoral. O evento vai acontecer no Plenário da Câmara Municipal de Marabá, que já está devidamente sinalizado de acordo com as normas de distanciamento social.
O TRE-PA comunicou a 100ª ZE, por meio de Portaria, a existência de uma minuta que será submetida à apreciação da Corte Regional atinente à emissão eletrônica de diplomas para candidatos eleitos e suplentes, tendo em vista o novo cenário mundial, desencadeado pela pandemia de COVID-19, possibilitando que o documento seja baixado e impresso pelo eleito a qualquer tempo, “sem a necessidade de deslocamento ao Cartório Eleitoral, inclusive no caso de emissão de 2ª via, modernizando, por sua vez, um processo de tanta relevância e que habilita o eleito à própria posse”.
Em outras palavras, a participação do candidato na cerimônia de posse no dia 16 deste mês é opcional. Todavia, a Justiça Eleitoral ressalta que aqueles que desejarem comparecer ao evento, poderá levar somente dois acompanhantes. Em Marabá, foram eleitos prefeito, vice e 21 vereadores. Em Bom Jesus do Tocantins, além do prefeito e vice estão aptos à diplomação 11 vereadores, sem contar os suplentes que desejarem, nos dois municípios.