Escola do Legislativo de Marabá participa de encontro nacional da ABEL

Diretora da Elmar passa a ser membro da diretoria da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo

Durante três dias, de 5 a 7 de junho, duas representantes da Escola do Legislativo de Marabá participaram do 33º Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), que foi realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O evento é nacionalmente reconhecido e foi palco do lançamento das comemorações dos 40 anos do Parlamento Sul-mato-grossense.
O presidente da Abel, Florian Augusto Madruga, explicou o desafio das escolas legislativas. “O objetivo principal é capacitar o servidor, mas também criarmos cidadãos mais conscientes, abrindo as portas do Parlamento para a juventude e fazer um trabalho de educação para cidadania, com foco na responsabilidade de que há direitos e deveres. E isso fica claro com o lançamento das comemorações dos 40 anos da Assembleia, uma data que deve ser muito festejada, pois se tem um Parlamento funcionando, é porque o povo está desfrutando da liberdade e da democracia”, reiterou.
A diretora da Escola do Legislativo, Gabriela Silva, foi a porta-bandeira representando o Estado do Pará e elogiou as diversas palestras realizadas, entre elas a que mostrou os desafios da escola do Legislativo no Brasil. “São as escolas que fazem a capacitação do que é o maior patrimônio do bem público: o servidor. São eles que servem e haverá oportunidade de muita troca de experiência para que continuemos as boas atuações”, destacou.
Gabriela Silva apresentou um resumo das atividades do primeiro semestre da Escola do Legislativo de Marabá e foi aplaudida por todos os presentes. No dia 7, encerramento do evento, houve Gabriela Silva foi indicada para ocupar cargo no Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo. A nova diretoria para o biênio 2019/2021 tomou posse na sessão extraordinária realizada naquele dia. “Fomos elogiados pelo trabalho que a ELMAR desenvolve na região do Carajás, tornando-se uma referência de atuação cidadã, com formação de servidores. Esse evento foi de grandes proporções e trouxe novas perspectivas para a Escola do Legislativo de Marabá. Trouxemos, além de novas ideias, renovação de parcerias e grandes projetos para desenvolvermos”.