Escola do Legislativo encerra projeto Câmara Mirim 2018

Conexão Afro e Rios de Encontro se apresentaram no início da sessão

Na última sexta-feira, 7, a Escola do Legislativo realizou um evento de encerramento das atividades do projeto Câmara Mirim 2018, com a participação dos vereadores Pastor Ronisteu Araújo, Priscila Veloso e Nonato Dourado, que representou o presidente da CMM, Pedro Corrêa.

 

A jornalista Ana Cristina Lacerda iniciou o evento com uma palestra sobre as redes sociais, comportamento e reputação nas redes dos usuários. Alertou que as imagens e percepções das pessoas se reconhecem na internet. “Os adolescentes devem pensar em como estão se posicionando nas redes sociais, com influência na vida e posteriormente no mercado de trabalho. Todo perfil é observado e analisado e 44% das empresas brasileiras desqualificam funcionários devido a postagens nas redes sociais”, revelou.

Com a palavra franqueada aos vereadores mirins, a aresidente da Comissão Mirim de Segurança Pública, Rayssa Alves, aluna da Escola Irmã Theodora apresentou o relatório da Comissão e falou sobre a participação da polícia com a comunidade, visando melhorar a segurança da sociedade. “Focamos no fato de que a segurança deve ser do Estado, mas a responsabilidade é de todos, não apenas dos policiais. Reconhecemos que o problema é algo complexo e para resolvê-lo é obrigado a participação de todos e mais investimento por parte do governo”.

A Comissão de Cultura, representada por sua presidente, Gabriela de Jesus Castro, fez a apresentação de relatório e observou que a cultura inclui todos os processos de conhecimento, hábitos e aptidões do ser humano. Fez um levantamento das ações da comissão e uma análise geral dos trabalhos no ano de 2018. 

O vereador Nonato Dourado ressaltou que as redes sociais expõem muito as pessoas, e que ela tem um lado bom e outro ruim. Parabenizou Ana Lacerda pela palestra e ressaltou que a troca de informações e aprendizado foram muito importantes para os vereadores mirins.

Priscila Veloso destacou que o projeto Câmara Mirim oferece uma noção do trabalho do vereador e traz a sociedade para dentro da Câmara. Lembrou que, recentemente, a empregabilidade de adolescentes e jovens foi debate na Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara com a participação dos vereadores mirins.

O estudante Kallil Facury pediu mais segurança nas escolas e maior empenho e investimento do poder público no combate à violência e aliciamento de menores para o crime.

Vários estudantes agradeceram pela participação no projeto. Solange Melo Mendes enalteceu o projeto e Rayssa Alves da Silva disse que os representantes políticos são o espelho da sociedade. Ela ainda afirmou que ficou feliz em ser uma voz feminina no programa e que aprendeu muito nesse período.

 

A diretora da Escola do Legislativo de Marabá (ELMAR), Gabriela Silva, explicou que o Programa Câmara Mirim foi desenvolvido pela primeira vez nos moldes do “Projeto vereador por um dia”, em 2015, e tem como objetivo, principalmente, promover a integração entre as escolas e o Poder Legislativo, permitindo aos estudantes compreender as funções de um vereador, conhecer a distribuição dos poderes no Estado Moderno, discutir sobre os vários problemas das comunidades locais e de toda a cidade, bem como sugerir soluções para esses problemas.

Para a diretora, dessa maneira o Programa colabora para o desenvolvimento da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade, inserindo a criança e o adolescente neste universo. Dessa forma, ainda, contribuindo para a divulgação e esclarecimento da importância do Poder Legislativo na sociedade.  

 

 Vereadores mirins 2018

 

Carlos Eduardo Marques Rodrigues, Jhenifer Alencar de Alencar, Kelly Keyte Ferreira de Sá, Neyane Bianca Ribeiro Carmo, Ana Luísa Barcelos Silveira, Giselle Vitoria Santos Barros, Ezequiel Barros Marques, Luís Eduardo Ferreira Meloni, Maria Eduarda Oliveira Dalmoro, José Ricardo Silva Santos, Allysson Waldereys Torres dos Santos, Matheus Henrique Cruz, Fernanda Rodrigues dos Reis, Jackson Silva Guimarães, Gabriela de Jesus Castro, Rhaira Silva de Oliveira, Raíssa Alves da Silva, Adriana Ferreira da Silva, Eduardo Cerqueira de Araújo, Ryan Gomes Oliveira,  Kallil Facury de Sousa Rosa Rodrigues, Eduarda Gabrieli Brito Cunha, Juliane Suanny Pereira Sales, Sara Fabiana Souza Nogueira, Yasmin Silva Freitas, Nzangi Maria Melo Mendes, Kelly Nara Costa Sales, Suellen Santos Magalhães, Adriana Ferreira da Silva, Darlan Silva Pinheiro, Kaline Aparecida Cunha Silva e Thadyla Nauara Silva Ferreira.