Escola do Legislativo promove Gincana Cidadã com base na Constituição

por André da Silva Figueiredo publicado 29/06/2018 08h23, última modificação 29/06/2018 08h23
Alunos testam conhecimento sobre a Carta Magna em projeto inovador da Escola do Legislativo

Animação, preparação e foco. Assim pode-se definir a segunda etapa da Gincana Cidadã, promovida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá, ocorrida na tarde da última sexta-feira, 25, no Plenarinho da Casa de Leis.

O evento contou com a participação de mais de 100 alunos de sete escolas: Paulo Freire, Geraldo Veloso, Pedro Peres Fontenele, São Félix, Josineide Tavares, Salomé Carvalho e Judith Gomes Leitão. O objetivo era conquistar uma das quatro vagas para a terceira fase da Gincana Cidadã, que acontecerá em agosto próximo, com a data ainda a ser confirmada.
O livro “Constituição em Miúdos” baseado na Constituição Federal de 1988, foi o alicerce para as perguntas na gincana, que foi idealizado pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre, em parceria com o Senado Federal, por meio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).
Para preparar os alunos, a Escola do Legislativo elaborou uma formação com estudantes e professores sobre o Livro “Constituição em Miúdos”, com realização de oficinas desde março deste ano. Com ajuda do Senado Federal, os alunos receberam uma cópia do livro e as escolas puderam aprimorar os estudos com cerca de 6.000 alunos, que leram a obra com antecedência. “Isso ficou perceptível pelas respostas precisas e adequadas aos questionamentos feitos”, diz Gabriela Silva diretora da Escola do Legislativo.
A cada pergunta acertada, os colegas da mesma escola, que estavam no Plenarinho, vibravam, apresentavam grito de guerra e tocavam até tambores. Foram cerca de três horas de disputa acirrada até chegar ao resultado final da segunda etapa. Assim, as escolas classificadas para a etapa seguinte são Paulo Freire, que alcançou 520 pontos; Geraldo Veloso, com 490 pontos; Pedro Fontenelle, com 450 pontos; e São Félix, com 370 pontos.
Durante o evento, o diretor de Ensino Urbano da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues, parabenizou a Câmara pela iniciativa de difundir a Constituição Federal as escolas e relembrou outras parcerias importantes firmadas entre a Secretaria de Educação e o Legislativo Municipal. “É muito gratificante ver a educação cidadã ganhando essa proporção, alcançando adolescentes e jovens para que eles possam, de fato, construir a sociedade dos seus sonhos por meio da participação política”.