Solicitações da Câmara são atendidas pela Vale

Visando melhorar o atendimento à população e o fornecimento de material e medicamentos para o combate à covid-19, a Câmara de Marabá tem buscado parceiros que ajudem no fornecimento de materiais para a utilização no atendimento à comunidade marabaense .
Em ofício expedido pelo Poder Legislativo do Município, ainda no dia 15 de abril, para a Companhia Vale, os vereadores lembraram à mineradora, que ela tem um importante papel na economia e sociedade marabaense, e não havia destinado nenhum tipo de ajuda à cidade para o enfrentamento da pandemia.
No pedido, a Câmara requereu que a Vale destinasse material como máscara, álcool em gel, testes rápidos, entre outros, que são necessários para o combate ao coronavírus.
Durante a sessão desta última terça-feira, 12 de maio, respondendo ao atendendimento aos pedidos da Câmara, a Vale encaminhou ofício ao Poder Legislativo, relatando que realizou doações de itens à Secretaria Municipal de Saúde do Município, no dia 18 de abril, sendo 18 mil unidades de luvas descartáveis, 100 óculos de proteção, 124 mil mascaras cirúrgicas.
E no dia 27 de abril, de 9.600 capotes (aventais) e 57 mil unidades de luvas. “O município ainda será considerado em novas entregas, assim como EPI's e testes rápidos”, disse o gerente executivo de Sustentabilidade da Região Norte, José Carlos Sousa, no documento encaminhado para o Legislativo Municipal.
Ainda em contato com o presidente da Câmara, Saulo Lobo, representante de Relações Institucionais da empresa, afirmou por mensagem que existe a previsão de entrega para esta quinta-feira, 14 de maio, de uma terceira remessa de material com 19.200 testes rápidos, 10.000 aventais, 100.000 luvas e 4.000 máscaras N-95.
Outra importante mineradora, a Buritirama, que tem sua atuação na abrangência do município de Marabá também foi procurada pelo Legislativo Municipal. No ofício, a Câmara solicitou que a empresa contribua no combate à pandemia com o município, com a doação dos seguintes materiais: dois túneis de desinfecção para serem instalados no Hospital Materno Infantil; dois túneis de desinfecção para serem instalados no Serviço de Saneamento de Ambiental de Marabá; além de equipamentos de proteção individual como álcool em gel e luvas para serem destinados às Unidades Básicas de Saúde do município. Até o momento, a Câmara não obteve resposta da Buritirama.