Ano legislativo na Câmara Municipal de Marabá recomeça com 36 requerimentos na pauta

por claudio — publicado 17/02/2014 17h37, última modificação 14/04/2016 09h04
Vereadores vão analisar solicitações ao Executivo Municipal e a outros órgãos públicos e privados

O recesso regimental na Câmara Municipal de Marabá encerrou no último dia 15 e as sessões ordinárias recomeçam, terça-feira, 18. Os 21 vereadores terão diversos temas a tratar relacionados ao desenvolvimento do município e logo para a sessão inaugural eles deram entrada na pauta com 36 Requerimentos. Esta é a 62ª Reunião Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura.

As solicitações são as mais variadas e destinadas a vários setores diferentes, mas as mais comuns dizem respeito a pedido de obras e serviços em prédios públicos que atendem a comunidade carente do município. O vereador Adelmo Azevedo, por exemplo, solicita a implantação de uma academia popular de saúde com orientação profissional de educação física, de forma gratuita, a ser instalada na Avenida VP-2, Nova Marabá. A vereadora Antônia Carvalho também pediu uma academia popular, só que para a VP-4.

O vereador Guido Mutran solicitará através da Secretaria Municipal de Obras, que seja viabilizado estudo para a construção de quiosques, com bancos e mesas, na extensão do canteiro urbano, entre as avenidas Silvino Santis e Marabá, no bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira.

A vereadora Vanda Américo solicita à Mesa Diretora que encaminhe expediente ao Ibama, com cópia aos ministérios públicos estadual e federal, solicitando que seja dado destino às madeiras apreendidas que se encontram nas secretarias de Agricultura e Meio Ambiente.

A vereadora Júlia Rosa pede ao Executivo Municipal, entre outras coisas, a construção de um laboratório de informática na escola Maria de Jesus (Itananhen), localizada na Folha 35 - Nova Marabá.

Já Antônia de Araújo Albuquerque, a Toinha do PT, solicita do Executivo Municipal, projeto de drenagem do Residencial Maurino Magalhães, no Bairro São Félix.  E o Líder do Governo, Pedro Souza, pediu ênfase na construção de quadras poliesportivas dos colégios Tancredo Neves II, na Vila Sarandi, e na escola Francisco Lima, localizada na folha 30.

Além de discutir os requerimentos, os vereadores deverão analisar também os projetos de lei enviados pelo Executivo. Os vereadores também devem analisar diversas cartas que chegaram de órgãos públicos e privados diferentes, boa parte deles respostas aos questionamentos efetuados pelos vereadores na legislatura passada.

Durante o período ordinário deste primeiro semestre na Câmara Municipal, são realizadas as deliberações e trabalhos regulares da Câmara, em dia, hora, e local pré-fixados no Regimento Interno do Poder Legislativo marabaense.

Independentemente de convocação, no período de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1° de agosto a 15 de dezembro, ocorrem as sessões ordinárias, sempre às terça e quartas-feiras, com inicio previsto para às 9 horas, exceto feriados.

As sessões ordinárias só poderão ser abertas com a presença de um terço dos membros da Casa e são divididas em quatro partes: pequeno expediente, grande expediente, ordem do dia e horário das lideranças.

Durante esse tempo, diversas proposições serão apresentadas pelos vereadores, e toda matéria é submetida à deliberação da Casa Legislativa: proposta de emenda, projeto, emenda, indicação, requerimento, parecer, ante-projetos, requerimentos, moções, todos de interesse da população.