Câmara homenageia membros das forças de segurança que atuam em Marabá

por André da Silva Figueiredo publicado 25/09/2019 09h39, última modificação 25/09/2019 09h39

Na manhã desta terça-feira, dia 24 de setembro, a Câmara Municipal de Marabá realizou Sessão Solene em homenagem às forças de segurança pública que atuam no município de Marabá - do Estado ou do município. As 28 personalidades foram agraciadas com os títulos de Honra ao Mérito, Amigo de Marabá ou Cidadão Marabaense.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Corrêa Lima, passou a condução da Sessão Solene ao vereador Cabo Rodrigo, que é membro da Polícia Militar do Pará. Ele reconheceu a relevância dos profissionais que atuam nas forças de segurança pública e destacou que não é fácil atuar em uma região com altos índices de violência e que os membros dessas forças têm arriscado suas vidas para manter a segurança de Marabá.

A Banda de Música da Polícia Militar abrilhantou o evento tocando o Hino Nacional Brasileiro, Hino de Marabá e outras canções durante o evento.

Odilon Neto, representando o secretário Regional do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon, falou da importância do entrelaçamento entre as forças de segurança, que buscam a paz social. “A municipalização da segurança pública é essencial e tem ajudado a ajudar a combater o crime”, disse ele.

O tenente coronel José Raimundo, comandante do 5º Grupamento de Bombeiros de Marabá, disse que o Corpo de Bombeiros se sente honrado pela homenagem que ele recebeu em nome de sua tropa. “Trabalhamos 24 horas por dia, não temos descanso e dedico essa honraria a todos os militares de nossa corporação. Estou aqui há pouco tempo, mas já penso em fixar residência nesta região, porque esta terra é muito boa”, reconheceu.

Representando o prefeito Tião Miranda, o secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães, agradeceu a homenagem que a Câmara faz a membros da Guarda Municipal e DMTU, que são poucos, mas guerreiros, que atuam no dia a dia na cidade. Lembrou que quando assumiu a gestão da SMSI, os servidores estavam desmotivados, mas houve um trabalho para resgatar a dignidade dos agentes de trânsito e guardas municipais. “Não existe indústria de mútua, mas um trabalho sério e relevante. Fui homenageado, mas representando meus colegas da Secretaria de Segurança”, agradeceu ele.

Guimarães também citou a reunião semanal que é realizada a cada quarta-feira para traçar estratégias para combater a violência e anunciou que em breve Marabá terá novo e moderno sistema de monitoramento por câmeras, que ajudará ainda mais no combate à violência. “Que essa integração e força não faltem em Marabá”, disse Jair.

Coronel Juniso Honorato, comandante do CPRII, também agradeceu a homenagem que recebeu da Mesa Diretora da Câmara e disse que não há vaidade pessoal e que se os índices de violência têm caído, é graças ao trabalho conjunto de todas as forças. Amanhã, 25 de setembro, a Polícia Militar faz aniversário com 201 anos de atuação no Pará. “Erramos muito, mas também acertamos e estamos em busca de melhorar nossa atuação”.

Juniso revelou que neste mês de setembro, até agora houve três homicídios em Marabá e nenhum deles teve caráter de execução, como acontecia antes. “Temos uma sensação de segurança maior nesta cidade, enquanto em outros lugares do Estado a gente não vê. Agradecemos o trabalho da Polícia Civil, que atua de forma investigativa para desvendar crimes e evitar que outros aconteçam”.

O vereador Márcio do São Félix avalia que, atualmente, Marabá está vivendo um período muito bom, que passa sensação de segurança e que isso é resultado do trabalho das forças de segurança. “Até mesmo no Bairro São Félix, mais distante, temos visto as polícias atuarem frequentemente, evitando casos de violência naquele núcleo”, sustentou.

O vereador Nonato Dourado também elogiou o trabalho das forças de segurança e disse que depois que percebeu que havia lacuna de homenagem às forças de segurança, apresentou Projeto de Resolução que altera outra, de 2015, para incluir os órgãos de segurança pública de Marabá, o que resultou na homenagem anual às forças de segurança a partir deste ano.

O presidente da Casa, Pedro Correa, foi outro que enalteceu a harmonia que há entre as forças de segurança na cidade e destacou o investimento que a gestão municipal tem dado à Guarda Municipal e DMTU, para que consigam realizar seu trabalho a contento. “A cidade está mais iluminada e isso também contribui para que os crimes não aconteçam”, destacou o presidente.

 

 

OS HOMENAGEADOS FORAM:

 

Luiz Carlos Almeida Costa

Luiz Pereira dos Santos

Rilson de Sousa Moura

José Santos

Eduardo Carlos Ribeiro de Jesus

Delmiro Costa Sirqueira

José Martins de Carvalho

Joab Barbosa Pontes

Israel Feitosa Sales

Carlos Marcelo Targino Fernandes

Luiz Mulato de França Neto

Lucivaldo de Almeida dos Santos

Alex Batista de Sousa

Dayvid Sarah Lima

Vinícius Cardoso das Neves

Renato Reginatto

Victor Costa Lima Leal

Eliuvan Ribeiro dos Santos

Andreia Alves Chaves

Alberto Henrique Teixeira de Barros

José Raimundo Lélis Pojo

Edson Bailão Ribeiro

Marcelo Delgado Dias

Everton Barreto Malaquias

José Humberto de Melo Júnior

Emanuel Souza da Cruz

Thiago Carneiro Rodrigues

Juniso Honorato e Silva