Novos vereadores e servidores da Câmara participam de capacitação

por André da Silva Figueiredo publicado 10/02/2021 09h11, última modificação 10/02/2021 09h11

Com as sessões ordinárias de 2021 previstas para iniciar no dia 23 deste mês de fevereiro, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) realiza nesta semana, entre os dias 8 a 10, uma série de palestras que fazem parte de um curso de capacitação para novos vereadores e servidores que chegam à Casa nesta nova legislatura.

A abertura aconteceu na segunda-feira, com a palestra “O servidor público do século XXI: desafios e avanços”, ministrada por Leideane Gaby, coordenadora do Departamento Cerimonial da Câmara; em seguida, os participantes acompanharam a palestra “O papel dos Recursos Humanos na organização legislativa”, discorrida por Fabricio Cavalcante, diretor do Departamento de RH da CMM.

À tarde, as atividades reiniciaram com a palestra “O Poder Legislativo: funções, organização e funcionamento”, apresentada por Ronaldo Giusti, diretor do Departamento Jurídico da Câmara; na sequência, encerrando a programação do dia, a “Oficina de Técnicas Legislativas”, retratada por Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo).

Na manhã do dia 9, houve continuação com a Oficina de Técnicas Legislativas; às 10h30, Délio Azeredo, técnico de processamento de dados, apresentou a palestra “A tecnologia a favor do trabalho legislativo: o uso da área livre”; no mesmo dia, foi apresentada a palestra “Sistema de Apoio ao Processo Legislativo”, discorrida por André das Virgens, técnico do Departamento Legislativo) da CMM.

Nesta quarta-feira, a primeira palestra iniciou às 8h30, com apresentação sobre o “Sistema eletrônico de votação: avanços e desafios”, com Walid Mahmud, assessor técnico de audiovisual); às 9h40, o jornalista Ulisses Pompeu, diretor adjunto do departamento de Comunicação da CMM, apresenta a palestra “O papel da comunicação institucional”.

A última palestra do evento é “O Cerimonial no ambiente Legislativo”, que será ministrada por Leideane Gaby, coordenadora do Cerimonial.

Yago Rocha, 27 anos, trabalha no serviço público pela primeira vez e está lotado no Gabinete 8 da Câmara Municipal. Ele explica que ficou impressionado com a organização que o Poder Legislativo de Marabá possui e avalia que seria complicado iniciar a assessoria parlamentar sem o conhecimento que está adquirindo durante o curso. “Gostei muito da palestra sobre funções, organização e funcionamento da Câmara, ministrada pelo advogado Ronaldo Giusti”, declara Yago.

Embora tenha experiência como vereador em outra legislatura, Coronel Araújo explica que participa do curso para aprender como utilizar o sistema de votação eletrônica e, ainda, para incentivar a equipe de seu gabinete a participar da formação. “Esta é uma ferramenta valiosa para que eles não tenham dificuldade na elaboração de proposições”, observa.

Ao final do curso, haverá entrega de certificado aos participantes, com a presença do presidente da Câmara, Pedro Corrêa Lima.