Elmar conclui curso de Libras com 17 participantes

por Escola do Legislativo publicado 12/11/2024 12h12, última modificação 12/11/2024 12h12


Na última sexta-feira, 8 de novembro, a Elmar (Escola do Legislativo de Marabá), em parceria com a equipe de intérpretes da Câmara Municipal de Marabá, finalizou o curso de Libras para a comunidade.

O evento começou com a instalação da mesa, composta por Alber Fonseca, coordenador-adjunto da Elmar; Márcia Araújo, diretora administrativa do Instituto de Educação e Desportos de Surdos (Ieds); Leia de Sousa, doutora em Informática, coordenadora do projeto de desenvolvimento do aplicativo “Libras Sudeste Pará”; e Lidiane Mesquita de Lima, representante dos pais de pessoas surdas e mudas.

Na ocasião, os convidados falaram da importância da inclusão na sociedade de pessoas surdas e mudas, bem como dos desafios que ainda persistem para a plena integração dessa comunidade.
Em seguida, Léia de Sousa discorreu sobre o aplicativo “Libras Sudeste Pará”, um software voltado para acessibilidade que objetiva a inclusão de pessoas surdas e com deficiência auditiva, facilitando a comunicação e o acesso a serviços essenciais.

Posteriormente, o tradutor e intérprete de Libras Fábio Pereira palestrou sobre o tema “Língua Brasileira de Sinais, quais políticas estão envolvidas?”, trazendo uma perspectiva histórica dos avanços realizados na luta pela inclusão e pelo reconhecimento dos direitos linguísticos da comunidade surda no Brasil.

Por fim, o aluno Benedito Farias fez, em Libras, suas considerações sobe o curso, destacando a importância e o conhecimento adquirido.