Alunos do IFPA participam de Gincana Cidadã da Elmar

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 03/10/2022 09h03, última modificação 03/10/2022 09h03

Cerca de 420 alunos do ensino médio participam dos jogos que têm o objetivo de promover o conhecimento da Constituição Federal

 

 

Com o objetivo de oportunizar de forma acessível – e divertida - o conhecimento da Constituição Federal de 1988, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá desenvolveu o Projeto “Conhecendo a Constituição em Miúdos”, que visa promover uma gincana para os alunos do ensino fundamental e médio sobre os direitos e deveres, individuais e coletivos, que constam na Carta Magna do Brasil.

Para Gabriela Silva, coordenadora da Escola do Legislativo da CMM, a gincana cidadã é a finalização de um projeto que começou há cinco meses em sala de aula. “Cada aluno recebeu um exemplar da Constituição em Miúdos para estudar. Além disso, os professores receberam formação de metodologias e propostas pedagógicas para implantar o estudo dentro da sala de aula por meio de múltiplas linguagens, como o jogo do bingo”, explica Gabriela.

Este ano, o projeto é realizado em parceria com o Instituto Federal do Pará. Onze turmas do ensino médio participaram da primeira fase da gincana, que teve culminância na manhã de sexta-feira, 30 de setembro. “São mais de 420 alunos e, nessa primeira fase, algumas turmas foram eliminadas. As cinco primeiras colocadas, que mais pontuaram, vão participar da final no dia 17 de outubro”, adianta a coordenadora.

Durante as atividades da gincana, as equipes foram divididas e os representantes responderam às perguntas. Contudo, para que a responsabilidade não fique só em algumas pessoas, Gabriela conta que existe a pergunta cidadã. “Ela é voltada para a torcida da turma. Uma pessoa é sorteada na hora, de forma aleatória, para responder à pergunta. Assim, a gente consegue desenvolver uma metodologia que envolva todos os alunos e, de alguma forma, a maioria dos alunos estuda para poder responder as perguntas”.

Para o professor de Língua Portuguesa e Literatura, José Rosa dos Santos Júnior, o envolvimento dos docentes no projeto foi para mediar o conhecimento dos alunos sobre a Constituição Federal. “Parece ser tão complicado, parece que é um conhecimento distante da nossa realidade, mas não. Então, essa oportunidade de fazer com que eles tenham acesso a todo o material, é muito bom”, avalia José.

Com a oportunidade de os alunos do IFPA participarem do projeto da Câmara Municipal, os alunos conseguem, de uma forma lúdica, conhecer seus direitos e deveres, coletivos e individuais. “O projeto oportunizou mediar este conhecimento, que é tão importante, para que nossos alunos possam exercer de forma crítica a sua cidadania”, ressalta José Rosa.

Uma das alunas participantes, Maria Luísa, se emocionou com a motivação dos demais colegas. “A empolgação e o fato de todo mundo estar reunido para estudar exatamente aquilo que a gente não está acostumado a estudar, que é a Constituição, é muito legal. Normalmente não se vê um jovem pegar a Constituição e ler. E, hoje, estou podendo ver isso e muita gente se esforçou pra estar aqui”, disse a aluna do 2º ano de Informática 2020, do IFPA.

Já Luiz Felipe dos Santos Anjos, estudante de Informática 2021, assume que o que mais lhe chamou atenção nos estudos sobre a Constituição foi a relevância das propagandas. “São vários processos e questões que envolvem as propagandas, como por exemplo, a propaganda do agrotóxico. Eles mostram como ela deve chegar a uma rádio ou televisão. Eu gostei muito”.

Sobre a 3ª edição da gincana, a coordenadora da Escola Legislativo admite que é um verdadeiro sucesso. “É muito animado. Vale ponto organização, torcida, grito de guerra. Então, isso tudo traz pra gente uma grande alegria, porque a gente vê que o projeto está sendo efetivo, um sucesso. Acompanhamos todo o desenvolvimento em sala de aula, os professores mandavam fotos e vídeos. Conhecer seus direitos e deveres é extremamente importante. Por isso, a Escola do Legislativo desenvolve esse projeto, para que o jovem se aproxime da Carta Magna da nossa Constituição”, finaliza.