𝗔𝗣𝗔𝗘, 𝗖𝗮𝗷𝘂𝗺 𝗲 𝗟𝗶𝗰𝗮𝗺 𝘂𝗻𝗲𝗺 𝗴𝗿𝗮𝘁𝗶𝗱𝗮̃𝗼 𝗲 𝗿𝗲𝘀𝘂𝗹𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗲𝗺 𝗽𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗮𝘀 𝗻𝗮 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 19/06/2025 12h20, última modificação 19/06/2025 12h20

Representantes da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Marabá, da Liga Carnavalesca de Marabá e da Casa da Juventude de Maraba (Cajum) estiveram na sessão ordinária desta quarta-feira (18) para apresentar um relatório das ações realizadas com recursos advindos de emendas parlamentares impositivas da Câmara Municipal.
Pela APAE, quem apresentou prestação de contas foi a coordenadora Maria do Socorro Cavalcante. Ela lembrou que a entidade tem 27 anos de existência em Marabá e desde 2017 vários projetos foram executados usando emendas dos vereadores. “A Câmara tem proposto para a APAE trabalhar com mais eficiência e transparência, e graças às emendas destinadas temos executado vários projetos que beneficiam mais de mil pessoas com deficiência de nossa cidade. As entidades do terceiro setor dependem muito do poder público, e vice-versa”, argumentou.
Ela enumerou os vários projetos que recebem ajuda das emendas, como Vamos juntos fazer a diferença; Amigos da APAE, Reformando para melhor servir; Saúde para todos; cobertura e acessibilidade da piscina terapêutica; Bem estar; Saúde e infraestrutura para todos; entre outros. “Mais de 3 milhões de reais já foram disponibilizados pela Câmara através de emendas impositivas”, contabilizou.
Sebastiana da Silva Santos, presidente da Liga Cultural de Marabá, Licam, mostrou o resultado dos trabalhos prestados através das emendas impositivas, beneficiando grupos juninos da cidade. “Esse é um reconhecimento de que a cultura popular pulsa em nossa cidade. Nossos ensaios acontecem até altas horas, no meio da rua, mas o trabalho é realizado. Através do apoio de vocês conseguimos emocionar, fazer o publico sorrir, arrepiar e manter viva a nossa cultura. Quem vive um festejo junino sabe que não é só dança, mas o fortalecimento da nossa cultura, e precisamos de apoio, como a das emendas”, disse ela.
A presidente da Licam disse esperar que a parceria entre os grupos juninos e a Câmara seja “pra sempre” e também agradeceu ao apoio da Equatorial Energia. “Queremos continuar contando com as emendas dos parlamentares”, encerrou.
Por fim, Cicero Batista Gaudino, representante da Cajum, agradeceu o fato de a Câmara apoiar as instituições não governamentais. Explicou que a Casa da Juventude de Marabá é uma instituição filantrópica fundada em 2013, com 12 anos de atuação e tem a missão de capacitar os jovens para o mercado de trabalho, visando ser um centro de excelência e referência juvenil.
“Foram mais de 10 mil jovens transformados através dos cursos da Cajum ao longo desse tempo, com mais de 50 cursos e 80% de taxa de inserção no mercado de trabalho. Encontramos diversos colaboradores em empresas locais que já passaram pela Cajum. Juntos, podemos melhorar a vida dos jovens em Marabá, com novos cursos e trabalhando com sustentabilidade. Digo que precisamos sim do apoio dos vereadores e das emendas impositivas”, ratificou.
Vários vereadores elogiaram o trabalho das três entidades, entre eles Pedrinho Corrêa, Dean Guimarães, Jocenilson Silva e Dra. Cristina Mutran, os quais reafirmaram o compromisso de destinar emendas impositivas para aquelas que trabalham de forma eficaz em prol da população.