Câmara condecora 18 personalidades na última sessão de 2023

A Câmara Municipal de Marabá, na noite desta quarta-feira, 14 de dezembro, realizou sessão solene de encerramento dos trabalhos legislativos de 2022. O evento foi marcado por muita emoção. Além do Poder Legislativo homenagear 18 personalidades que marcaram a cidade com serviços prestados ao município, foi, ainda, a última sessão presidida pelo vereador Pedro Corrêa, que esteve à frente da Casa nos últimos 6 anos.

Primeiro a usar a tribuna, o presidente da Subseção da OAB em Marabá, Rodrigo Botelho, lembrou o trabalho da Câmara, enaltecendo o trabalho da Escola do Legislativo de Marabá. Ele disse que é importante conhecer a Elmar, uma referência nacional de ensino jurídico, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros temas abordados. 

João Chamon Neto, secretário de Governo do Sul e Sudeste do Pará, disse que é bom ver as pessoas recebendo o título de Cidadão Marabaense. “Representamos neste ato o Governo do Estado do Pará. Desejo a todos os homenageados sucesso e que continuem a luta para construirmos uma Marabá cada vez melhor. Dia 2 de janeiro, às 10 horas o governador Helder Barbalho tomará posse, simbolicamente, em Marabá, como fez há 4 anos, para mostrar que seu governo está atento e presente em nossa região”.

Luciano Lopes Dias, vice-prefeito de Marabá, expressou que o momento é diferente, pois encerra o fim do terceiro mandato consecutivo do vereador Pedrinho Corrêa. “Você sem dúvida representou todo o povo marabaense e está marcado na historia, sua experiência contribuirá e ajudará a todos nos próximos anos”, previu.

Representando todos os vereadores, Ilker Moraes salientou que todos os homenageados fazem parte do capital da cidade. “Nós temos o privilégio de estar aqui e reconhecer que a democracia é o mais importante para a nossa sociedade. Em todo processo eleitoral deve ser reconhecido o resultado das urnas. A nossa sociedade precisa avaliar esse processo, para que cada vez mais a gente faça melhores escolhas”.

Alguns homenageados também usaram a palavra no evento. O militar Emerson Flávio Eusébio falou que ficou profundamente honrado com a distinção. “É sabido que todo jovem deve se apresentar ao fazer 18 anos no Exército, e cabe às prefeituras executar o alistamento destes jovens, através da Junta Militar. Aqui em Marabá, são selecionados 600 jovens, de 12 mil que se alistam. Cheguei aqui há dois anos, e não tinha maiores expectativas, mas estava motivado para cumprir a missão a mim confiada e ansioso para conhecer a região e o povo”.

Marcelo Honorato, juiz federal da 1ª Vara Federal de Marabá, dividiu a homenagem com os demais servidores da Justiça Federal local. “Temos mais de 18 mil processos tramitando e apenas cerca de 70 servidores. Trabalhamos para que o desenvolvimento social e econômico ocorra dentro das normas e legalidade”, disse.

Francisco Ribeiro Morais, reitor da Unifesspa, lembrou que está em Marabá desde 2006. “Daqui a alguns dias completo 16 anos de servidor desta instituição. Neste período, Marabá passou por diversas transformações. Assumi em 2020, em meio a uma pandemia, e uma restrição orçamentária severa. Discutimos aqui na Câmara nossos dilemas orçamentários e o transporte urbano. Apesar da dificuldade, tivemos muitas vitórias, como o programa Forma Pará, onde atuamos em diversos municípios. Agradeço a honraria a mim concedida. Viva a universidade pública e gratuita”.

Oscar Corrêa Rodrigues, proprietário do Grupo Líder, destacou que começou a trabalhar há 60 anos em Marabá. “Esta cidade me traz um sentimento muito profundo. Tivemos a oportunidade de um dia fazer uma loja aqui. Ela não é minha, veio pra ficar. Não estamos de passagem. Deus é muito bom. Nos proporciona cada surpresa e alegria que são indescritíveis em palavras. Certas coisas não têm preço, assim como esta homenagem que o vereador Pedro Corrêa me concede. A empresa que trabalho emprega 16 mil pessoas. Meu foco é empregar pessoas e gerar empregos, que eu senti que o homem quando não tem trabalho perde toda a sua dignidade, até para a mulher dele”.

Absolon de Sousa Santos, procurador geral do Município de Marabá, disse que está nesta cidade há 16 anos e há seis à frente da Progem. “Me dedico sempre pelos direitos dessa cidade, não abro mão disso. Várias vezes eu vim aqui, para outras solenidades, e pensava se um dia lembrariam do meu nome. Agradeço ao meu bom Deus e ao vereador Miguelito por ter me dado este título”.

As 18 personalidades que receberam condecorações de Honra ao Mérito ou de Cidadão Marabaense são: Absolon Sousa Santos; Emerson Flávio Euzébio; Rafael Moraes Rosa; Francisco da Chagas; Eliene Carla Lima; Luiz Magnabosco; Oscar Corrêa Rodrigues; Danielle Rodrigues Monteiro da Costa; Edmilson Dias Duarte, Juliano Cordeiro Gallotte; Marcelo Honorato; Luana Cláudia Tavares Bastos; José Maurício Rocha; Irlândia da Silva Galvão; Francisco Ribeiro da Costa; Igreja Casa da Benção; Ilídio Gomes Rodrigues; Marcos Felipe Galúcio de Souza.