𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗠𝗮𝗿𝗮𝗯𝗮́ 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗲 𝗯𝗿𝗮𝘃𝘂𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗲𝗺 𝗰𝗮𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝗵𝗼𝗺𝗶𝗰𝗶́𝗱𝗶𝗼
A Câmara Municipal de Marabá realizou, nesta quarta-feira dia 12 de novembro de 2025, uma cerimônia de entrega da Moção de Aplauso, Elogio e Reconhecimento a policiais militares e civis que se destacaram na elucidação e prisão dos autores de um homicídio ocorrido no município no dia 23 de setembro, foi deflagrada uma operação conjunta entre o 4º Batalhão da Polícia Militar e a Delegacia de Homicídios de Marabá, que culminou na prisão em flagrante de dois homens, pela prática dos crimes de homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, na Avenida Silvino Santos, Núcleo Marabá Pioneira.
A homenagem foi proposta pelo vereador Marcos Almeida Sousa de Andrade (PSD) e ocorreu no auditório da Casa Legislativa. Também participaram da cerimônia os parlamentares Cabo Rodrigo (PL) e Priscila Veloso (PSD).
De acordo com o parlamentar, a solenidade objetivou homenagear e reconhecer o trabalho exemplar das forças de segurança pública, destacando o comprometimento e a integração entre as instituições e o Poder Legislativo Municipal. A operação que gerou o reconhecimento envolveu o 4º Batalhão de Polícia Militar, o 1º Batalhão de Missões Especiais e a Delegacia de Homicídios de Marabá.
Após a solenidade, foi oferecido um café da manhã e confraternização aos convidados e autoridades presentes. Segundo o vereador Marcos Almeida, a homenagem reforça o respeito e a gratidão do Poder Legislativo ao trabalho dos profissionais que arriscam diariamente suas vidas pela segurança da população.
“Reconhecer o esforço e o comprometimento desses servidores é valorizar quem faz a diferença na proteção da nossa cidade. É um gesto simbólico, mas de grande significado”, destacou o parlamentar.
No dia 23 de setembro de 2025, foi deflagrada uma operação conjunta entre o 4º Batalhão da Polícia Militar e a Delegacia de Homicídios de Marabá, que culminou na prisão em flagrante dos nacionais Victor Gabriel Diniz Gonçalves e Gustavo Ferreira Lopes, pela prática dos crimes de homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, na Avenida Silvino Santos, Núcleo Velha Marabá.
A operação iniciou-se após informações levantadas pela Polícia Civil, sob a coordenação do delegado Leandro da Conceição Benício, com apoio técnico do escrivão Diego Roberto da Luz Bezerra, da papiloscopista Ariadne Lima Couto e do investigador Felipe Berkamp Martins de Souza.
A partir das informações repassadas, o capitão Williames Costalat, sob o comando do tenente-coronel Ibsen Loureiro de Lima, coordenou as guarnições do 4º BPM e do 1º BME, que lograram êxito na captura dos autores do crime e na apreensão da arma de fogo utilizada no crime, um revólver calibre .38, marca Taurus, com quatro munições.
Durante toda a ação, os militares e civis envolvidos demonstraram alto nível de preparo técnico, dedicação, coragem e espírito de equipe, utilizando suas habilidades profissionais com excelência, resultando em um desfecho de grande relevância para a segurança pública e para a sociedade marabaense.