Câmara de Marabá sedia seminário da UVB esta semana

por hugokol — publicado 26/08/2014 12h05, última modificação 14/04/2016 09h05
Evento vai reunir vereadores de várias partes do País para discutir setores de mineração e geração de energia

Nesta quarta-feira, a Câmara de Marabá será palco para o Seminário Nacional de Sustentabilidade Mineral e Energética, da União dos Vereadores do Brasil (UVB), que vai receber palestrantes de renome e dezenas de vereadores de várias regiões do País para discutir temas de grande relevância para o País: produção energética e mineração.

Além de anfitriã do evento, a Câmara de Marabá colaborou com a mobilização de outras câmaras do sudeste do Pará, em parceria com os legislativos de Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Da abertura do seminário vão participar diversas autoridades do Executivo municipal, estadual, deputados federais e o presidente da UVB, Gilson Conzatti, que fará a abertura da programação, que inicia às 9 horas. Segundo Gilson, a proposta é a UVB ir ao encontro dos vereadores, mostrar a importância da entidade nacional em defesa do fortalecimento do Poder Legislativo Municipal Brasileiro e provocar discussões sobre temas de interesse nacional e principalmente regional, onde, segundo o presidente da UVB, o vereador tem a obrigação de estar atento e presente na busca de soluções, juntamente com os demais segmentos da sociedade.

O evento também busca mobilizar os legisladores para a Marcha dos Vereadores, que acontece de 2 a 5 de dezembro, em Brasília, evento para o qual a entidade pretende contar com a presença de dois mil vereadores na capital federal.

O primeiro palestrante do Seminário de Sustentabilidade Mineral será o economista Paulo Haddad, que já foi ministro da Economia. Ele vai falar sobre a Mineração e seus impactos positivos e negativos.

Em seguida, o mesmo tema será ampliado com enfoque no Marco Regulatório da Mineração, com palestras apresentadas pelo deputado federal Leonardo Quintão e Helenilson Pontes, vice-governador do Pará.

O segundo tema, a Politica de Compensação e o Modelo de Construção de Hidroelétrica na Amazônia terá como palestrantes Niciais Ribeiro e o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro.

O primeiro a chegar para o evento foi o vereador Geovani Aguiar (PSC), de Santarém, que será palestrante do evento para falar sobre a Emenda Impositiva 22 A, aprovada no Congresso Nacional, que também precisa ser aprovada pelas Câmaras Municipais.