Câmara homenageia 20 mulheres em sessão solene
Na manhã desta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Marabá realizou sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, entregando comenda para 20 mulheres que têm história de luta em favor do município.
O presidente da Câmara, Ilker Moraes, abriu os trabalhos e fez destacou que o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data que vai além das homenagens, representando a luta histórica por direitos, igualdade e respeito. Ressaltou que ao longo dos anos, as mulheres conquistaram avanços significativos, mas que ainda enfrentam desafios que exigem reconhecimento e ações concretas da sociedade.
“Além de homenagens, a solenidade reforça o compromisso deste Poder Legislativo com a valorização da mulher e a construção de uma sociedade mais justa. Esperamos que esta celebração inspire a continuidade da luta por equidade e o reconhecimento do papel essencial das mulheres na transformação do mundo”.
A vereadora Priscila Veloso destacou que Raquel Bezerra da Silva, sua homenageada, é uma mulher forte e guerreira, além de batalhadora. Disse que várias mulheres têm o perfil de trabalhar em jornada dupla, às vezes tripla. “Te homenageando acredito estar fazendo o mesmo para todas as mulheres aqui neste espeço. Que Deus continue nos abençoando”.
Maiana Stringari recordou que o mês de março simboliza o Dia Internacional da Mulher, mas que a luta é o ano inteiro. “Hoje, as mulheres não ocupam um lugar secundário. Temos uma garra muito forte, uma representatividade na sociedade civil bastante destacada, e hoje ocupamos um lugar primário e não secundário. Lutamos por ter direito e voz do nosso espaço. Precisamos nos fortalecer em prol da igualdade em nossa sociedade. Hoje é um dia de comemorar e mostrar a força das mulheres na sociedade. Estamos aqui para lutar em prol de projetos que venham a representar toda a classe feminina na sociedade de Marabá”.
Vanda Américo observou que a cada ano a sessão para homenagear as mulheres cresce mais. “As estatísticas nacionais mostram que a violência contra a mulher tem crescido. Comemoramos a vitória, mas temos de ficar vigilantes. Precisamos da parceria entre os poderes para que a gente possa implementar políticas que beneficiem as mulheres. Parabenizo a Câmara pela Procuradoria da Mulher que foi implantada”.
Vanda pediu um termo de compromisso com o Executivo e a Secretaria de Saúde para dar celeridade às cirurgias eletivas para mulheres. “Vamos priorizar na pauta da saúde, realizar o credenciamento em uma clínica para realizar a cirurgia de útero”.
A vereadora Dra. Cristina Mutran iniciou apontou que Marabá ainda tem muito que avançar no oferecimento de políticas públicas para as mulheres. “Esta é uma data festiva, mas, não nos impede de falarmos sobre os problemas que envolvem as questões relacionadas à mulher. Diversas mulheres têm atuado para mudar para melhor a vida das pessoas e a nossa sociedade. Não podemos perder a oportunidade para garantirmos políticas públicas voltadas às mulheres”.
O secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, considerou que a sessão é uma convergência singular, pois a Câmara é a Casa da Democracia. “A luta das mulheres tem sido intensa e que algumas conquistas aconteceram. Mas, muito há de ser feito, principalmente, na luta contra a violência. O governador está avançando em conquistas para as mulheres em nosso Estado”, citando várias benfeitorias, como o funcionamento da Delegacia da Mulher em Marabá por 24 horas; Usina da Paz, serviço de hemodinâmica e oncologia no Hospital Regional de Marabá; regularização fundiária do Liberdade, Independência e Laranjeiras e no dia 5 de abril será entregue a Policlínica em Marabá”, antecipou.
Sueli Lara, coordenadora da Coordenadoria da Mulher, disse que vê tantas mulheres guerreiras no plenário e que a luta de uma é de todas. “Hoje é dia de comemorarmos uma data tão importante como esta que é o Dia Internacional da Mulher. Precisamos estar unidas de verdade e estamos aqui para isso”.
Luana Castro Tavares Bastos, presidente do Conselho da Mulher, falou pelo coletivo, que luta, não no sentido de combate físico, mas de resistência. “Pelos direitos de saúde, educação assistência e trabalho digno que continuam sendo tirados da gente. Se fizermos um resgate histórico vamos lembrar por que temos um Dia Internacional da Mulher, pelo assédio moral e sexual, pela violência física e psicológica”.
Agilene Sá, presidente do Conselho da Mulher da Associação Comercial de Marabá, apontou várias ações voltadas às mulheres empreendedoras para que elas se capacitem e façam uma boa gestão das suas empresas.
Durante o evento, foi realizada palestra pelo promotor de justiça Gérson Alberto de França, que falou sobre a atuação da 3ª Promotoria de Justiça no combate à violência doméstica contra a mulher em Marabá.
Abaixo, veja a lista das 20 mulheres homenageadas com os títulos de Honra ao Mérito, Mirian Chaves ou Beta Moreira:
DALZIRA ALVES DE MELO
JOSIANE ALVES DE VASCONCELOS ROCHA
SÁRIA MARINHO DOS SANTOS
MARIA DA LUZ FERNANDES
MARIA BETÂNIA MESQUITA
HELEN BRITO COSTA
SUZI CONCEIÇÃO DE SOUZA SACRAMENTO
ADRIANE SOUSA PINHO
MARIA CÉLIA DAMASCENO
MARIA FRANCISCA CARNEIRO DA SILVA
MARCILENE ROSA DA SILVA
RAQUEL BEZERRA DA SILVA
CONCITA SOMPRÉ
DULCICLÉIA NASCIMENTO COSTA
CLAUDILENE DE SOUSA RAMOS VIEIRA
NATIVIDADE MARIA FERREIRA
HELLEN CRISTINA MACHADO DE ARAÚJO
SILVANA DA SILVA RODRIGUES
JÚLIA MARCIANA DA SILVA
MARIA ALVES DOS SANTOS