Câmara homenageia profissionais de Farmácia de Marabá

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 29/05/2024 12h30, última modificação 29/05/2024 12h30

Na sessão ordinária desta quarta-feira, dia 29, a Câmara Municipal de Marabá prestou homenagem aos profissionais de Farmácia que atuam no município, em decorrência da passagem do Dia Municipal do Farmacêutico de Marabá, transcorrido em 2 de abril. A homenagem foi uma solicitação do vereador Pedrinho Corrêa, a partir de um projeto de lei de 2018.

Para tanto, a Câmara entregou comenda de Honra ao Mérito para três profissionais desta área, que são: Lucília Lima Azevedo, Sandra Helena Silva Viegas e Jorgete Carneiro Chaves. Esta última, atua como vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará.

Ela falou em nome dos demais profissionais presentes e agradeceu ao Poder Legislativo pelo reconhecimento aos profissionais de Farmácia, uma categoria que vem crescendo no município, registrando atualmente cerca de 400 farmacêuticos nos setores público e privado.

“Na maioria das vezes, é o farmacêutico o primeiro profissional solicitado pelo cidadão que procura um estabelecimento, inclusive na pandemia, onde fomos muito acionados”, disse Jorgete.

Ela também exaltou os colegas que atuam em farmácias do SUS (Sistema Único de Saúde) em Marabá e que fazem um trabalho diário em favor dos cidadãos. Existem mais de 100 áreas de atuação do profissional farmacêutico. Mas ainda estamos numa luta em prol da instalação do piso salarial para a categoria.

A vereadora Vanda Américo parabenizou as homenageadas e os demais profissionais de Farmácia de Marabá, profissão que considera importante para toda a rede municipal de saúde. “No serviço público, este profissional é relevante para nossa comunidade, mas nas farmácias privadas eles também atuam diariamente”, disse.

O presidente da Câmara, Alecio Stringari, disse que o trabalho da Câmara também é reconhecer e homenagear pessoas da sociedade que atuam para melhorar a qualidade de vida das demais, como é o caso dos profissionais de Farmácia.

O vereador Pedrinho Corrêa, autor do projeto que homenageia os profissionais de Farmácia agradeceu ao Parlamento por permitir entregar comenda aos farmacêuticos que têm destaque no município.

Ele lembrou que quando foi secretário de Saúde de Marabá, não havia obrigatoriedade de exigir a presença de profissionais desta área nos estabelecimentos, mas que uma legislação acabou fazendo com que todas as farmácias e distribuidoras.

“Começamos com obrigatoriedade de o farmacêutico passar duas horas num estabelecimento, depois ampliando para quatro, até chegarmos com a presença durante todo o funcionamento do estabelecimento, porque no início não havia quantidade de farmacêuticos suficiente em Marabá”, recorda Pedrinho Corrêa.

Ilker Moraes disse que as orientações dos profissionais de farmácia são muito importantes para que o cidadão não incorra na automedicação e parabenizou os profissionais desta categoria.

A vereadora Dra. Cristina Mutran também parabenizou as homenageadas e aos demais farmacêuticos, citando nominalmente Paulo Geraldo, com quem trabalhou por vários anos na Secretaria Municipal de Saúde de Marabá. “A vocês, farmacêuticos, todo o nosso reconhecimento. Sabemos do papel importante que vocês desempenham em qualquer lugar que estejam. Trabalham garantindo o uso racional dos medicamentos”, disse Dra. Cristina.