Câmara lança nesta quinta-feira livro sobre a história do Legislativo em Marabá

por hugokol — publicado 06/05/2015 15h35, última modificação 14/04/2016 09h05
Obra de 140 páginas resgata o legado deixado por vereadores desde 1913 até os dias atuais

Na noite desta quinta-feira, a partir de 19h30, a Câmara Municipal de Marabá vai realizar cerimônia de lançamento do livro “Histórias do Legislativo”, obra que faz um resgate de 102 anos de atuação parlamentar de mais de 450 vereadores diferentes que legislaram em prol deste município.

O atual presidente da Câmara, Miguel Gomes Filho, o Miguelito, explica que o livro foi produzido durante o mandato da colega Júlia Rosa como presidente da Casa, entre os anos de 2013 e 2014, mas só agora a obra está sendo lançada. Por sua vez, a vereadora Júlia Rosa ressalta que a iniciativa de produzir um livro que resgatasse “parte” da História do Poder Legislativo de Marabá surgiu como forma de valorizar a grande quantidade de documentos que havia nos anais da Casa de Leis e que precisavam ser conhecidos por quem possa se interessar pela história deste Poder.

“A intenção era que a nova geração conhecesse o legado deixado pelos legisladores das primeiras décadas do Século XX, mas também o trabalho desenvolvido pelos vereadores das mais recentes legislaturas. Esse resgate é uma viagem capaz de transportar pelos tempos todos aqueles que não tiveram a chance de viver numa época em que o simples era majestoso, tão majestoso que permanece vivo na memória de quem o conheceu ou em registros que o relatam, como este, que ora entregamos para a comunidade”, diz Júlia Rosa.

Na visão da vereadora, reunir em um livro a história de um povo é homenageá-lo por tudo aquilo que ele construiu em uma ocasião em que o talento projetava e edificava o que hoje passa a ser garantido como lição às próximas gerações.

Para produzir o livro “Histórias do Legislativo”, houve uma parceria entre o departamento de Comunicação da Câmara e a Banzeiro Comunicação, responsável pela edição do trabalho. O resultado é uma obra com 140 páginas, boa parte delas ilustrada com fotografias.

Mas houve ainda a contribuição valiosa de Jorge Brasil, servidor da Câmara que foi um dos entusiastas da obra e ajudou no resgate dos nomes dos vereadores de todas as legislaturas. “Aziz Mutran Filho e Hélio Monção foram dois servidores que iniciaram no passado esse resgate histórico. Muito do que sabemos hoje devemos a estes dois marabaenses”, explica Jorge Brasil.

Júlia Rosa revela que o livro será enviado para as escolas públicas, entidades civis e militares do município para que a história deste Poder seja conhecida pelo povo. Além disso, a versão digital da obra também estará disponível para todos os interessados para facilitar a pesquisa.

O evento de lançamento, aberto ao público, pretende mostrar à comunidade um pouco da história da Câmara de Marabá. Trata-se, portanto, de uma ocasião especial, onde representantes de diversos segmentos estarão presentes para conhecer ou até mesmo relembrar de fatos narrados no trabalho. Ex-vereadores, familiares de vereadores já falecidos foram convidados para a apresentação da obra. Mais informações sobre o livro ou sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones 94-9139-1189 ou 98803-2559.