Câmara lança nova versão do Hino de Marabá com videoclipe

por André da Silva Figueiredo publicado 11/04/2019 08h50, última modificação 11/04/2019 08h53
Objetivo é dar uma nova roupagem à canção e também estimular o povo a cantar, explica o presidente da Casa

Na abertura da Sessão Solene em homenagem aos 106 anos de Marabá, realizada na manhã desta quarta-feira, 10, a Câmara Municipal apresentou uma nova versão do Hino Oficial de Marabá, com uma roupagem mais moderna e ainda um videoclipe gravado com os músicos do Jazz N’ Bossa no Bairro Cabelo Seco, embrião do município de Marabá.

O presidente da Câmara, Pedro Corrêa Lima, explicou que percebeu a necessidade de oferecer à comunidade o Hino de Marabá em uma versão que pudesse ser mais apreciada, em um estilo mais moderno e fácil de cantar. “Incumbi o Departamento de Comunicação da Casa para apresentar propostas de uma equipe que pudesse dar esse suporte. O resultado nos surpreendeu e gostamos muito”, disse ele.

Antes de o Hino ser apresentado, o diretor geral da produção, Breno Santos Pompeu, explicou aos presentes que um grupo de músicos da cidade se reuniu para analisar as versões existentes do Hino de Marabá e todos chegaram à conclusão de que ele estava em um tom muito alto para ser cantado. Por isso, baixaram um tom e meio, e Paulo Chaves escreveu arranjos e deu ao Hino um toque de jazz, diminuindo de 110 para 92 o número de bits. “Isso deixou a música um pouco mais lenta, mas uma estratégia importante para facilitar o canto, uma vez que o hino de nossa cidade tem muitas palavras nas frases melódicas. Avaliamos que a maioria das pessoas não conhecia as estrofes, porque eram muito rápidas e cavalada umas sobre as outras”, explicou aos presentes.

Por outro lado, Breno ressalvou que não houve nenhuma mudança na letra do hino, escrita por Pedro Vale, com música de Moisés da Providência Araújo em 1963. “Deixamos o foco mais na letra, sem muitos instrumentos”, justificou.

Revelou que o arranjo incluiu dez músicos e o arranjo dos instrumentos tem a assinatura do maestro Paulo Chaves, enquanto os vocais ficaram a cargo de Milena Figueira, que também foi a intérprete do hino na nova versão.

O clipe com os instrumentistas foi gravado no Bairro Cabelo Seco, a menos de 40 metros da confluência dos rios Tocantins e Itacaiunas. “O cenário envolve um tradicional varal de roupas no fundo e os moradores do bairro acompanharam o processo de gravação e foram envolvidos também no videoclipe”, disse.

O vídeo já está disponível nas páginas do Facebook da Câmara Municipal, Portal Correio de Carajás e Prefeitura de Marabá. Ele será enviado para a SEMED (Secretaria Municipal de Educação), que difundirá entre os diretores e professores das mais de 200 escolas municipais.

A Produção é da Eleve Comunicação, gravação da música por Groove Mark Produções; músicos: Milena Figueira, Paulo Chaves, Luiz Farias, Claudean Pereira, Erivaldo Alves, Wilker Melo, Junior Moraes e Elias Gonçalves; as filmagens foram feitas por Jordão Nunes, Vinícius Lira, Rafael Souza e Breno Pompeu. Este último também conduziu a edição do vídeo.