Câmara participa de ação educativa pelo Agosto Lilás em Marabá
Na manhã desta segunda-feira (11), a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Marabá mobilizou um grupo de servidores para participar de uma ação educativa sobre o Agosto Lilás no semáforo da BR-230, próximo à sede do Poder Legislativo. Também participaram representantes da Polícia Civil em conjunto com equipes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Parapaz e Coordenadoria da Mulher.
Denominada ‘Operação Shamar 2025’, a iniciativa busca conscientizar e combater crimes de violência contra a mulher e estimular ações no mês dedicado à causa. O momento também contou com a participação de representantes e líderes do movimento de mulheres do município, que juntos fizeram uma panfletagem junto aos condutores e usaram microfone enquanto o semáforo estava fechado para alertar sobre a importância de inibir ações de violência contra a mulher.
Os vereadores Dra. Cristina Mutran e Márcio do São Félix estiveram presentes. Como representante da Procuradoria da Mulher, Dra. Cristina falou ao microfone sobre a importância de se combater todas as formas de violência contra a mulher durante todo o ano, mas ressaltou que no mês de agosto essa ação é intensificada para marcar um período de luta em favor de um público bastante vulnerável. “Em agosto, a rede de proteção intensifica suas ações de combate à violência contra a mulher, promovendo informação, acolhimento e apoio. A nossa missão é garantir que todas se sintam seguras e protegidas, com respaldo da Lei Maria da Penha”, afirmou a vereadora.
AGOSTO LILÁS
Instituída em 7 de agosto de 2006, a campanha nacional luta contra a violência enfrentada pelas mulheres de todo o país. A iniciativa nasceu como forma de conscientização em massa sobre a importância de prevenir, e acima de tudo, combater os diversos tipos de violência enfrentados pelas mulheres.
Além de divulgar a Lei Maria da Penha e os meios de proteção disponíveis, a campanha também busca promover debates e promover políticas públicas para ações mais imediatas em relação às mulheres que vivem em situação de violência.
A cor lilás remete ao respeito e cuidado. Em agosto, ela se torna um marco na luta contra a violência, incentivando a denúncia das agressões e a busca por ajuda.