Câmara poderá contratar engenheiro para ajudar a fiscalizar obras de asfalto na cidade

por hugokol — publicado 27/08/2014 10h30, última modificação 14/04/2016 09h05
Legislativo está preocupado com qualidade das obras que estão em execução em várias ruas de Marabá

Ao usar da tribuna na sessão ordinária desta terça-feira, 26, o vereador Ronaldo Batista Chaves, o Ronaldo Yara (PTB) alertou os colegas para a possibilidade de estar havendo nas obras de asfalto que estão em execução em várias ruas de Marabá um trabalho de segunda ordem, sem qualidade.

Ao apresentar a denúncia, Yara pediu à Mesa Diretora da Casa a criação de uma Comissão Especial de Fiscalização específica de asfalto, cujas obras foram contratadas pelo município junto a algumas empresas a partir de um empréstimo de R$ 52 milhões na Caixa Econômica Federal.

Além da criação da referida comissão, o vereador Ronaldo Yara pediu à Mesa Diretora a contratação de um engenheiro civil para auxiliar na fiscalização do asfalto, com a finalidade de subsidiar os membros da comissão e demais vereadores sobre a qualidade do asfalto e também dos trabalhos de base e sub-base das ruas que estão recebendo as obras. “Esse profissional não poderá ter nenhum vínculo com o Poder Executivo, devendo dar um parecer técnico isento de influências externas”, disse Yara.

Ronaldo também alertou o fato de uma empresa que ganhou a licitação prometendo fazer asfalto com desconto 37% menor que suas concorrentes, mas ele avalia que a qualidade do produto final não será a contratada, o que pode causar prejuízos futuros para a comunidade e também para o Executivo, que terá de fazer uma obra duas vezes.

Vários vereadores – não apenas os de oposição ao governo municipal – reconheceram a importância da referida comissão e a contratação de um engenheiro para acompanhá-la. A presidente Júlia Rosa disse que Câmara deu cheque em branco no valor de R$ 52 milhões para Prefeitura fazer empréstimo e na hora da execução os vereadores ficam à margem. “Precisamos tomar posse do nosso poder de fiscalização. O Ronaldo Chaves fez uma denúncia grave sobre a qualidade do asfalto que está sendo executado e ela precisa ser investigada”, analisou a presidente.