Câmara realiza sessão especial do Novembro Azul

por André da Silva Figueiredo publicado 27/11/2020 08h13, última modificação 27/11/2020 08h13

Logo após a prestação de contas da Prefeitura de Marabá do 2º Quadrimestre do ano de 2020, a Câmara Municipal de Marabá realizou a Sessão Especial alusiva ao Novembro Azul.
O presidente da Câmara, vereador Pedro Corrêa, usou a palavra e lembrou que por iniciativa do ex-vereador Guido Mutran, o Poder Legislativo de Marabá se integrou à Campanha do Novembro Azul, que tem como objetivo a conscientização dos homens sobre a necessidade de realizar, periodicamente, os exames preventivos que podem diagnosticar o câncer de próstata de forma precoce.
Em seguida, a condução dos trabalhos foi repassada ao vereador Nonato Dourado, que liderou a organização do evento a partir de 2018.
O vereador destacou o Novembro Azul como um movimento internacional e uma campanha de alta relevância no combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce. “O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer, a única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce e a prevenção”.
Ele ainda disse que as mulheres também devem incentivar os homens a realizar o exame. “O melhor remédio é a prevenção. A campanha é um alerta sobre a doença e visa quebrar tabus, pois é tratado com preconceito pelos homens, pelo exame do toque retal. Mais de 60 exames foram realizados ano passado nesta Casa, com a ajuda da SMS, além de palestras sobre a importância da prevenção”.
Na sessão, foram apresentadas duas palestras. A enfermeira Dármina Duarte dirigiu a primeira, sobre o tema “Saúde do homem: o que você precisa saber”, enquanto o acadêmico de Nutrição e enfermeiro Kaique Pereira Silva alertou os homens sobre a necessidade de adquirir um pouco mais de conhecimento em relação ao câncer de próstata e lembrou que os alimentos têm grande relevância na saúde da próstata.