Câmara realiza Sessão Especial para devolver mandato de vereador cassado pela Ditadura Militar

por hugokol — publicado 06/05/2015 15h40, última modificação 14/04/2016 09h05
Raymundo Rosa, já falecido, perdeu o mandato há 53 anos e cerimônia fará resgate simbólico

Às 19 horas desta quinta-feira, 7, a Câmara Municipal vai realizar Sessão Especial para resgatar, de forma simbólica e solene, o mandato de Raymundo Olívio Cardoso Rosa como vereador do município de Marabá, cassado pelo Decreto de 13 de junho de 1964, do então presidente da República Humberto Castello Branco.

A devolução do mandato legislativo será feita através do Projeto de Resolução n° 485, de 7 de maio de 2015, que é assinado por todos os vereadores e deverá ser entregue a sua filha, vereadora Júlia Maria Ferreira Rosa Veloso e demais membros da família. Na ocasião, será entregue à família um diploma simbólico de vereador, expedido pela Mesa Diretora da Câmara e assinado pelo Presidente, primeiro e segundo secretários.

O então vereador Raymundo Olivio Cardoso Rosa teve o mandato cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos, pelo Decreto de 13 de junho de 1964, do então Presidente da República, Humberto Castello Branco, no que à época denominavam atos da Revolução.

O que aconteceu a Raimundo Olivio Cardoso Rosa, conhecido sob o nome político de Raymundo Rosa, aconteceu também a muitas outras pessoas, quando, em todo o país, foram cassados mandatos federais, estaduais e municipais, e suspensos os direitos políticos dos seus titulares, materializando uma das mais odiosas e vergonhosas formas de perseguição política.

Na avaliação do atual presidente da Câmara, Miguel Gomes Filho, o fato da cassação do mandato já seria suficiente para justificar agora a devolução simbólica e solene, como forma de reparação de tão extremoso dano. “Mas não é só isso. Raimundo Rosa, homem que viveu e sonhou sonhos além do seu tempo, foi um membro ilustre da sociedade marabaense, contribuindo, sobremaneira – econômica, política, social e culturalmente –, para o progresso do município”.

Cerimônias como esta vêm ocorrendo em todo o País, a começar pelo Congresso Nacional, entre outros parlamentos.