Câmara realiza Sessão Solene de Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

por hugokol — publicado 09/03/2015 10h35, última modificação 14/04/2016 09h05
Legislativo vai entregar comendas “Beta Moreira” e “Mirian Chaves” para 20 mulheres da comunidade marabaense

Como tem feito historicamente, a Câmara Municipal de Marabá vai realizar Sessão Solene na manhã desta terça-feira, 10, para homenagear 20 mulheres que têm contribuindo para o desenvolvimento do município. A Sessão Solene está prevista para iniciar às 9 horas, com a presença de representantes de entidades civis e deverá ser marcada por uma palestrar a ser ministrada pela poeta Katiuscia Leão.

Paralelamente, haverá exposição na entrada do Plenário da Câmara com trabalhos de sete entidades que militam na defesa dos direitos das mulheres, entre as quais a UBM (União Brasileira de Mulheres), Arco Íris da Justiça, AMMA (Associação da Mulher de Marabá), Fadese e Fecom (Federação das Entidades Comunitárias de Marabá).

Comendas

Aprovada em Plenário em 6 de março de 2007, a comenda Mirian Chaves foi criada como uma forma de homenagem e recordação da cidadã marabaense Mirian Chaves, importante personalidade que teve atuação decisiva na luta dos direitos da mulher. “A instituição da comenda Mírian Chaves para condecorar suas semelhantes é a maneira mais apropriada que esta casa dispõe para homenagear as cidadãs parabenizando de modo vivo e continuado a vanguardista que, em época inimaginável, a todos fez ver, a importância e os direitos da mulher. (Projeto de resolução n°2/2007)”.

As mulheres e entidades que irão receber a comenda Mirian Chaves são: Maria do Carmo Sousa Rabelo, Maria Dajuda José dos Santos, Maria Helena Alves da Silva Pina, Marinez Araújo Coimbra, Sueli Lara da Costa, Vanda Régia Américo Gomes, Associação da Mulher de Marabá, Federação das Entidades Comunitárias de Marabá e Grupo de Mulheres Arco-íris da Justiça.

No caso da comenda Beta Moreira, esta foi criada na mesma ocasião da “Mirian Chaves”, em 2007, e consiste em um título de virtude dado a pessoas ou organizações que atingiram o reconhecimento público das suas atividades. Este reconhecimento surge, muitas vezes, de uma postura ética para com a sociedade, ou, ao menos, a um grupo relevante desta.

As pessoas e entidade a serem agraciadas com esta comenda são as seguintes: Alda de Sousa Silva, Catarina Kátia do Socorro Rodrigues Gomes, Elza Cândido de Souza, Eva Paixão Mourão, Márcia Paz Costa, Marinalva Lima Baião, Marizete Carneiro Oliveira, Naura Vanja Lopes da Silva, Ruth Almeida Lima, Zélia Pereira dos Santos e Instituto Reviver.