Câmara realiza sessão solene do Novembro Azul

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 06/11/2024 13h25, última modificação 06/11/2024 13h25

Na manhã desta quarta-feira, dia 6, a Câmara Municipal de Marabá realizou sessão solene relacionada ao Novembro Azul, para alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem. A sessão foi presidida pelo vereador Ilker Moraes, com a participação também dos colegas Márcio do São Félix e Cristina Mutran. Pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram na mesa de autoridades a secretária municipal, Mônica Boechat; Elaine Moreira, coordenadora da Saúde do Homem da SMS; Lília de Souza Moura, coordenadora de Doenças Crônicas da SMS; e Adenilson Godinho, da Secretaria Regional de Governo do Estado, em Marabá.

A vereadora Cristina Mutran elogiou a realização da sessão especial do Novembro Azul. “Cabe a nós, mulheres, ajudarmos os homens a procurarem ajuda para identificar possíveis sinais de câncer de próstata. Esta é uma sessão de suma importância porque pretende chamar a atenção dos homens sobre o diagnóstico precoce. A partir dos 45 anos, aqueles que têm fatores pré-disponentes, como idade, cor, sedentarismo e histórico familiar”, observa a vereadora.

Ela lamentou que ainda haja preconceito em relação aos exames, principalmente de toque retal. “Vamos fazer como as mulheres, que tomam o máximo cuidado com o câncer de mamã e colo uterino”, encerrou a parlamentar.

Lílian de Souza Moura usou a tribuna para dizer que a Coordenação de Doenças Crônicas da SMS trabalha com diabetes, com mais de 6.000 pacientes cadastrados no sistema, oferecendo insulina e insumos, além de consultas. “A população marabaense quer trabalhar a parte corretiva da doença, mas precisamos focar na prevenção. Por isso, temos educadores físicos credenciados nos cinco polos da cidade para trabalhar com pessoas que não têm condições de ir à academia. Com isso, o índice glicêmico delas diminui e também outros fatores melhoram bastante”, explica ela.

Elaine Moreira, coordenadora do Departamento de Saúde do Homem, disse que o mês de novembro tem muita movimentação nas unidades básicas do município com ações voltadas para o homem, assim como nas secretarias municipais. “Estar na coordenação da saúde do homem tem um vínculo emocional e social para mim, porque meu pai teve câncer, fez tratamento e hoje está aqui para provar que o SUS funciona, sim”, disse ela.

O vereador Márcio do São Félix disse que desde os 45 anos tem feito consultas e exames relacionados à próstata. “Sou zeloso, cuidadoso, a doença pode nos sobressaltar, mas precisamos fazer nossa parte. As questões de preconceito, culturais e machistas têm de ser abolidas da classe masculina”, testemunhou Márcio.

Reconheceu que a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado um bom atendimento aos homens da comunidade, embora nem todos sejam alcançados. Espera que a nova gestão amplie ainda mais os serviços oferecidos em vários segmentos.

A secretária Monica Boechat avalia que a campanha Novembro Azul é relativamente nova e que às vezes os homens se preocupam tanto com o gerenciamento da casa e esquece de cuidar da própria saúde. “Precisamos falar de duas patologias extremamente importantes Cerca de 28% da população brasileira tem câncer de próstata e 10% da população masculina tem diabetes. Por isso, trabalhamos essas duas doenças no mesmo mês”, explica ela sobre a estratégia de unir a luta contra o câncer de próstata e diabetes.

Segundo a secretária, atualmente há 44 homens esperando consultas com urologistas em Marabá e espera zerar essa fila ainda neste mês de novembro. “A Câmara nos ajuda a disseminar para a comunidade a importância de os homens se cuidarem e procurarem profissionais de saúde periodicamente”, elogiou.

Em seguida, foram ministradas duas palestras sobre saúde do homem. Primeiro, o médico urologista Gilberto Carlos Alexandre, que falou sobre o câncer de próstata. Depois, Caroline Aquino, nutricionista, falou sobre diabetes: medidas preventivas para uma vida saudável.