Câmara realiza Sessão Solene em comemoração ao Dia da Bíblia

por hugokol — publicado 10/12/2015 14h45, última modificação 14/04/2016 09h05
Vereadores entregam também títulos de Cidadão Marabaense para várias personalidades

Na noite desta quarta-feira, 10, a Câmara Municipal de Marabá realizou Sessão Solene em comemoração ao Dia da Bíblia, proposição do vereador Leodato da Conceição Marques. O evento reuniu personalidades religiosas de várias denominações, entre católicos e evangélicos, além de entregar títulos de Cidadão Marabaense para várias pessoas que se destacam na comunidade.

O presidente da Câmara, Miguel Gomes Filho, o Miguelito, abriu os trabalhos e fez as leituras protocolares agradecendo a participação de todos e informando que os homenageados, na realidade, recebem a condecoração da população de Marabá pelos relevantes serviços em favor da comunidade local.

Primeiro a usar a tribuna, o vereador Pedro Correa se disse feliz com aquele momento no Legislativo e ponderou que é preciso respeitar a religião do próximo, e trabalhar pelo fim da intolerância religiosa. Falou em seguida da sua homenageada, Célia Miranda e explicou que ela tem grandes serviços prestados para Marabá à frente da Fundação Casa da Cultura, com 20 anos de serviço público, além de desenvolver paralelamente um destacado trabalho de evangelização no município.

Edivaldo Santos iniciou seu discurso com a leitura de um versículo e disse que seu homenageado, Iramar Ricardo Paulini, foi seu instrutor e professor na Facimab, e atualmente é diretor da ACIM. Ele recebeu título de Cidadão Marabaense.

O vereador Alecio Stringari reconheceu a grande diversidade religiosa e considera que a evangelização é essencial para a sociedade. Disse que Luciléia Pereira dos Santos, sua homenageada, trabalha na área da saúde e tem muita habilidade para receber as pessoas e fazer o bem.

Ubirajara Sompré apresentou seu homenageado, Guilherme Alecrim Manço, cirurgião dentista que se consolidou em Marabá e conta atualmente com vários empreendimentos na cidade, com grande geração de emprego, além de desenvolver, também, atividades de ação social, tendo sido eleito Empresário do Ano de 2015.

O vereador Ilker Moraes falou da importância da Bíblia para o ser humano e disse que seu homenageado com o título de Cidadão Marabaense, Luiz Regazon Bressan, tem grande contribuição no nosso município, tanto na área de educação quanto na administração pública.

Vanda Américo disse que as homenagens que a Câmara realiza anualmente servem para reconhecer o trabalho desenvolvido por diversas personalidades. Disse que sua homenageada, Maria das Graças Lira da Silva, teve 11 filhos e criou todos eles. Chegou a passar dois meses morando na Estação Rodoviária, tornando-se uma guerreira e vencedora.

Coronel Araújo disse que é uma honra conhecer pessoas que têm trabalhos tão relevantes para a nossa cidade. Ressaltou que o pastor Clebison Henrique de Sousa vem desenvolvendo excelente trabalho no resgate de jovens que estavam ingressando no caminho da delinquência e das drogas.

O vereador Miguel Gomes Filho disse que é importante a homenagem para as pessoas que fazem a diferença por Marabá. Destacou que seu homenageado, pastor Samuel Muniz Bastos, tem realizando um trabalho diferenciado no município de Marabá e região como presidente da Associação Sul do Pará da Igreja Adventista do Sétimo Dia, coordenando campanhas de arrecadação de alimentos para os necessitados, doação de sangue e evangelização.

Gerson Varela disse aos presentes que os serviços de seu homenageado, Raimundo Nonato da Silva, têm feito a diferença no bairro Jardim União, onde é líder evangélico na comunidade, orientando as famílias do bairro a viverem de forma digna.

Leodato Marquer falou do privilégio daquele momento e destacou que a noite era uma homenagem a um livro incomum, a Bíblia Sagrada. “Por isso prestamos honras às pessoas que se orientam pela palavra bíblica”.

Ele apresentou seu homenageado, conhecido como Raimundo Reis Nonato, que contribuiu com a pregação do evangelho, trabalhando na transformação de vidas nas áreas espiritual e social.

Irmã Nazaré disse que tem muitos amigos evangélicos, e todos prestam grandes serviços nas comunidades. No caso do pastor Renato Casseb Rodrigues, tem realizado um trabalho de evangelização e ação social com distribuição de roupas e alimentos, além de resgatar dependentes químicos.

O vereador Beto Miranda falou da importância das igrejas de uma forma geral e destacou que o homem sem Deus não é nada. Seu homenageado, Capitão Emmett Alexandre Molton, já realizou um trabalho diferenciado pela Polícia Militar em Marabá, inclusive como diretor do DMTU.

Guido Mutran apresentou Luzinete Bezerra da Silva, sua homenageada. Revelou aos presentes que há pouco tempo descobriu um problema de saúde, e revelou que a fé em Deus o fortaleceu e passou a ler mais a Bíblia e a orar, conhecendo o Deus maravilhoso. “Em nome de Deus hoje estou curado. Às vezes, pensamos que está tudo bem, mas temos que ter Deus e gloria dEle em nossas vidas”, reconheceu.

Informou que sua homenageada trabalha no cenário educacional e tem incentivado os jovens à leitura e escrita, contribuindo para a educação de Marabá. “Sempre há tempo para a transformação, só temos que sentir a Deus”, disse.

Jonathas Andrade falou da honra de está entre tantas pessoas de bem e disse que a Bíblia é um instrumento de liberdade. “Cada um, de posse da Bíblia, porta a história do mundo. Como poderíamos imaginar esses discursos há 500 anos. A Bíblia impactou a minha vida e a vida de vocês aqui. Ela democratizou o sentido do homem de ser a imagem e a semelhança de Deus”.

Guilherme Alecrim Manço disse que se sente muito honrado de receber a homenagem e disse que ficou surpreso por ser homenageado pela Casa do Povo. Disse que é paulista de nascimento e marabaense de coração e revelou que não tem plano nenhum de ir embora.

Luiz Bressan falou que enquanto servidor público sempre teve uma boa relação com a Casa Legislativa e sempre se dispôs a ajudar e contribuir com o município.

Maria das Graças revelou que veio para Marabá para cumprir uma missão e daqui não vai sair. “Quero trabalhar com um projeto que se chama O Cantinho dos Carentes”.

O pastor Samuel Bastos disse que Marabá não discrimina e agradeceu a todos os cidadãos de Marabá que têm feito dessa cidade um lugar melhor de se viver, citando nominalmente o vereador Miguelito como um grande amigo da Igreja Adventista, que ele representa. “Estamos arrecadando 30 mil quilos de alimentos, 232 pares de sapatos, coletamos sangue, roupa, e o nosso Clube de Desbravadores contribuído para tirar meninos da rua. Também desenvolvemos os programas Quebrando o Silêncio e procurado a ajudar a comunidade com o Mutirão de Natal”.

Bastos disse que a Bíblia é um livro para ser vivido, e não apenas para ser mencionado. A Bíblia é um instrumento de libertação. “O orgulho é a muleta dos fracos”.