Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Maçom

por hugokol — publicado 21/08/2015 13h05, última modificação 14/04/2016 09h05
Vereadores prestam homenagem aos maçons das quatro lojas de Marabá

A Câmara Municipal de Marabá realizou nesta quinta-feira, 20, mais uma sessão Solene em alusão ao Dia do Maçom. A solenidade já faz parte do calendário oficial da Casa desde 1988 e tem como propositor o vereador e atual presidente do Legislativo, Miguel Gomes Filho, o Miguelito. 

 

  A cerimônia teve início às 19 horas, com a participação de membros de quatro Lojas Maçônicas de Marabá: Trabalho e Silêncio, Pioneira da Transamazônica, Firmeza e Humanidade Marabaense Nº 6 e Aurora de Marabá.

Miguelito abriu os trabalhos informando que a sessão é um ato de reconhecimento da Câmara pelos trabalhos prestados pela entidade no município de Marabá e Brasil, estando à frente de diversas lutas por igualdade e justiça ao longo dos anos.

Ronaldo Yara disse que é importante ressaltar o trabalho exercido pelos maçons e enfatizou que a Maçonaria vem trabalhando junto com à sociedade marabaense para melhorar o município.  Yara ainda destacou e reconheceu que diversos maçons estão imbuídos no compromisso de melhorias para a cidade.

Darcílio Pereira Leal, da Loja Maçônica Trabalho e Silêncio, foi o primeiro a se pronunciar, e parabenizou o Dia do Maçom. Ele fez um discurso propositivo, sugerindo que a Câmara crie uma Lei que permita a Prefeitura Municipal de implantar o projeto “Adote o Verde”. A ideia é que as empresas possam adotar um parque, praça, uma rotatória ou canteiro na cidade e cuidar, elevando a qualidade de vida da população e melhorando os espaços públicos.

Pascoal de Oliveira, delegado regional e representante do grão mestre da Loja Maçônica do Estado do Pará, Wagner Espíndola de Ataíde, disse que a maçonaria se movimenta silenciosamente, quase sem ser percebida. Uma das grandes virtudes da Maçonaria, segundo ele, está em desempenhar o seu papel no mais absoluto silêncio diante dos olhos daqueles que, por desconhecerem a sua filosofia, buscam profaná-la e nem sequer percebem que a caravana já está longe.

 

Ao final do evento, o presidente da Câmara, Miguel Gomes Filho, solicitou que cada Loja Maçônica de Marabá apresente até junho do ano que vem um nome do maçom para receber a comenda de Amigo de Marabá, durante a Sessão Solene de 2016. E convidou a todos para um coquetel que foi servido após o evento.    

Estiveram presentes ainda na sessão os vereadores João Iran e Pastor Eloi Ribeiro.