Câmara vai cobrar na Justiça solução para problemas nos residenciais Tocantins e Tiradentes
Durante a apresentação do projeto de saneamento para o município de Marabá, na Câmara Municipal, na última quinta-feira, 14, Milena Castro, moradora do Residencial Tocantins, construído pela HF Engenharia através do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, financiado pela Caixa, denunciou que o sistema de esgoto sanitário do empreendimento não dá conta da demanda e vive entupido.
Ela disse que os moradores vivem em meio à “podridão” e crianças e adultos correm risco de contrair sérias doenças porque a tubulação do esgoto é de apenas 100 milímetros e vive entupida. Pelas fotos que ela repassou aos vereadores dá para notar que algumas ruas realmente estão com cobertas por água que transborda do sistema de esgoto.
Pelo projeto da Caixa Econômica, foi construída uma Estação de Tratamento de Esgoto para o Residencial Tocantins e outra para o Tiradentes, mas segundo Milena, em ambas há o mesmo problema.
Roberval Rodrigues, técnico da Secretaria de Planejamento, disse que a Prefeitura está ciente dos problemas crônicos dos dois residenciais e que o prefeito João Salame foi a Brasília exigir do Ministério das Cidades uma solução, uma vez que os dois empreendimentos foram liberados sem Habite-se. Ele informou que a estação de catação e tratamento de esgoto dos dois residenciais é simplificada e não tem eficiência. No futuro, quando for construída a ETE de Morada Nova/São Félix, o esgoto dos dois bairros poderão ser canalizados para essa central. “Mas até lá, é preciso encontrar uma saída para esse problema”, reconhece Roberval.
A vereadora Vanda Américo mostrou preocupação com o problema e pediu a Milena para apresentar a denúncia por escrito, com fotos dos problemas já identificados. A presidente da Câmara, Júlia Rosa, disse que o Legislativo vai acompanhar o caso de perto e que vai encaminhar ao Ministério Público Federal as denúncias para que este exija na Justiça a reparação dos problemas causados pela construtora dos dois empreendimentos.