Câmara vai convidar secretário de Urbanismo para explanar sobre situação da coleta de lixo

por hugokol — publicado 18/03/2015 13h10, última modificação 14/04/2016 09h06
Proposição da vereadora Irismar Melo pretende questionar sobre atuação de sua secretaria no âmbito geral do município

A vereadora Irismar Araújo Melo (PR), durante seu pronunciamento na sessão desta terça-feira, 18, pediu à Mesa Diretora da Câmara que dê prosseguimento ao pedido que ela fez na primeira sessão deste ano para convidar o secretário municipal de Urbanismo, Cláudio Feitosa, para dar esclarecimentos sobre o funcionamento daquela secretária e que explique como está sendo feita a limpeza das ruas da cidade.

Na avaliação de Irismar, o recolhimento de lixo ainda está longe do ideal e as mudanças que estão sendo realizadas precisam ser explicadas à Câmara, até para que haja uma fiscalização mais precisa por parte dos vereadores.

Ela também argumentou que a vinda do secretário de Urbanismo à Câmara será importante para que ele explique sobre as mudanças que ocorreram das empresas que fazem o serviço de coleta de lixo na cidade. “Já foi Leão, depois Estre, agora seria uma terceira contratada. Nós precisamos saber o que está acontecendo neste setor”, advertiu.

Irismar também se mostrou preocupada com a situação da coleta de lixo nas vilas da zona rural, que não funciona adequadamente, embora a empresa que venceu a licitação tenha responsabilidade por esse serviço. Segundo a vereadora, os garis que atuam na zona rural ficaram com salários atrasados em até seis meses e, de forma repentina, foram trocados por outros. “É um desrespeito com as pessoas que prestaram um serviço para o município, não se pode aceitar essa situação e vamos cobrar respostas do secretário”, disse.

O tema levantado por Irismar provocou alguns vereadores, que também se manifestaram sobre o assunto. Foi o caso da colega Vanda Américo, que reconheceu que a vinda do secretário de Urbanismo à Câmara é fundamental para esclarecer questões que dizem respeito ao interesse de toda a população e precisa ocorrer com brevidade.

Por seu turno, o vereador José Sidney (PSDB) explicou que em relação aos contratados pela Leão Ambiental, estes estão sendo demitidos e o sindicato que ele preside (Sintrarsul) está acompanhando as demissões para que os empregados tenham seus direitos garantidos.

O vereador Pedro Correa (PTB) disse que ano passado, tão logo Cláudio Feitosa assumiu a Secretaria de Urbanismo, foram contratados 314 agentes de conservação e agora tramita na Câmara um projeto com pedido de contratação de mais 512 servidores, o que indica que o número de pessoas para realizar a limpeza da cidade é suficiente.

Alecio Stringari disse que a coleta na zona rural vem melhorando e que o trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo em pouco tempo trará resultados ainda mais positivos, no que tange ao recolhimento de lixo e ao custo da operação para o Poder Executivo.