Campanha Novembro Azul foca em câncer de próstata e diabetes

por André da Silva Figueiredo publicado 10/11/2021 14h04, última modificação 10/11/2021 14h04

A Câmara Municipal de Marabá realizou na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro, a sessão Especial alusiva à Campanha do Novembro Azul, cujo objetivo é a conscientização sobre a importância das medidas preventivas contra o câncer de próstata e outros temas relacionados à saúde do homem, com a realização de exames preventivos, que podem diagnosticar o câncer de próstata precocemente.
O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Pedro Corrêa, lembrou que a iniciativa para a realização do evento e integração da Câmara de Marabá à Campanha foi do ex-vereador Guido Mutran. “Na legislatura anterior, o ex-vereador Nonato Dourado deu continuidade ao trabalho de organização da Sessão Especial. Agora, o vereador Ilker assume esse papel”, destacou Pedro Corrêa.
O vereador Ilker Moraes, que presidiu a sessão, falou que este ano, o Novembro Azul, além de tratar sobre o câncer de próstata, também faz um trabalho de prevenção contra o diabetes, que também é um problema na sociedade.
Moraes ainda frisou que é necessário o diagnóstico precoce e quebrar o preconceito para a realização dos exames preventivos. “Temos de pensar na nossa saúde e não podemos ter preconceito. Agradeço a todos os profissionais de saúde que se dedicam no trabalho ao diagnóstico do câncer de próstata. Essa é nossa homenagem ao vereador Guido Mutran”.

Cristina Mutran lembrou que a Campanha é de conscientização e alerta à faixa da população masculina. “Notamos a diferença que existe na forma da busca da saúde pela mulher, no Outubro Rosa e pelo homem, no Novembro Azul. Existe muito preconceito nos exames preventivos e necessário aos homens. Mas, temos observado que tem mudado aos poucos esse comportamento e eles têm buscado cuidar mais da sua saúde. O toque retal e o diagnóstico precoce são fundamentais para o enfrentamento da doença”.

O vereador Fernando Henrique salientou que o tema  é muito importante. Segundo ele, o câncer de próstata tem matado 28% das pessoas que morrem de câncer. Para ele, um dos fatores é o preconceito do exame e de ir ao médico. “Infelizmente, falta a questão do tratamento e do diagnóstico. A palestra nos dá conhecimento do caso e nos dá a chance de prevenir. A quebra do preconceito vai fazer com que a gente se cuide e se previna. É melhor se cuidar antes do que entrar para o índice da estatística”.
Fernando Henrique ainda rememorou que apresentou um projeto que foi encaminhado para o Poder Executivo que pede a criação do Centro da Saúde do Homem. Frisou que também tem lutado para trazer para Marabá o Hospital do Amor.

Na sessão ainda foram realizadas palestras com o Dr. Astor Chaves Gomes, médico urologista, com o tema Novembro Azul e Câncer de Próstata; médica Tatiana Carvalho, angiologista vascular, que falou sobre Diabetes; e Helane Moreira, coordenadora da Saúde do Homem da SMS, que palestrou sobre a Campanha Novembro Azul no Âmbito do Município de Marabá.
Também foram realizados atendimentos no prédio da Câmara como consulta com médico urologista, exames de PSA, HIV, Sífilis, Hepatite A e B, Covid-19 aferição de Pressão Arterial, com um total de mais de 100 pessoas atendidas.