Casa de Apoio para moradores da zona rural vira tema de discussão
Projeto que há muito tempo vem sendo cobrado por vereadores, voltou a ser questionado na sessão ordinária desta quarta-feira, dia 26. A vereadora Vanda Américo indicou ao Poder Executivo Municipal a construção de uma Casa de Apoio para moradores da zona rural, que realizam tratamento de saúde ou precisam fazer exames na sede do município.
De acordo com ela, essa é uma necessidade para as pessoas ficarem na cidade durante seu atendimento ou tratamento, no intuito de diminuir as dificuldades enfrentadas pelos moradores do campo que necessitam se deslocar até a sede do município e que não dispõem de recursos financeiros para arcar com as despesas. “Isso deve ser levado à frente. Vamos chamar a secretária de Assistência Social, Nadjalúcia Oliveira, e o prefeito para avançarmos. A necessidade urge”.
Profundo conhecedor do assunto e morador da zona rural de Marabá, o vereador Alecio Stringari ressaltou que essa é uma situação de luta que ele trava há muito tempo e que infelizmente não consegue avançar. No entendimento do vereador, deve haver uma força tarefa da Câmara para poder avançar no projeto.
Stringari destacou que tem um projeto da Casa de Apoio pronto. “Para ser ter uma ideia da dificuldade, hoje, para se deslocar na zona rural até a sede do município, se gasta de passagem entre 40 e 80 reais; com ida e volta, isso dobra. Soma-se a isso mais a alimentação e quando chega aqui, o hotel mais barato é de 100 reais”, contabiliza.
O vereador Ilker Moraes enfatizou que também já colocou no papel o projeto. Ele afirmou que destinou emenda impositiva coletiva para adquirir a Casa de Apoio à agricultura familiar, para os feirantes, na Velha Marabá, que pode servir para o mesmo fim. “É importante que lutemos por isso. Temos de convencer o prefeito a executar as emendas, principalmente as coletivas. A união dos vereadores faz com que enxerguemos algumas demandas da sociedade e destine recursos para resolver os problemas”.
Para Ray Athie, a Casa de Apoio é de suma importância para Marabá. Ele sugeriu que todos os vereadores destinem emendas para a agricultura, para que possa manter a entidade a ser criada em Marabá e ajudar as pessoas que vêm da zona rural. “O que importa é que o projeto seja feito e que a sociedade seja beneficiada. Estamos aqui para que as boas ideias se transformem em realidade”, finalizou o vereador.