Comissão de Energia reúne-se com representantes da Equatorial

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 14/04/2023 08h16, última modificação 14/04/2023 08h16

A Comissão de Mineração e Energia da Câmara Municipal de Marabá recebeu na manhã desta quinta-feira, 13 de abril, funcionários do grupo de relacionamento da Equatorial Energia para debater assuntos referentes à prestação de serviços e os investimentos da empresa em Marabá.

Presidente da Comissão, o vereador Cabo Rodrigo falou que é importante a reunião para apresentar esclarecimentos sobre o fornecimento de energia no município, visto que esse é um dos principais motivos de reclamação da população junto aos parlamentares.

Cecília Cavalcante, consultora da empresa junto ao Poder Público, fez algumas considerações na apresentação feita aos vereadores. Ela disse que a empresa entrou no Pará em 2012, para distribuição de energia, com o Grupo sendo formado por 16 empresas, com R$ 20,3 bilhões de investimento de lá para cá.  E lembrou que nos últimos 10 anos, os investimentos foram R$ 8 bilhões no sistema de distribuição de energia em todo Pará. “Temos 100% das subestações automatizadas, com 121 subestações construídas e ampliadas e mais 1,3 milhão de ligações novas nesses 10 anos”.

Os vereadores questionaram sobre os números específicos de Marabá. Cabo Rodrigo destacou que é necessário um levantamento completo sobre os gastos e investimento na cidade. Ele cobrou que seja apresentada a quantidade de unidades consumidoras em Marabá; quantas unidades de baixa renda existem na cidade; qual a porcentagem de crescimento de energia fotovoltaica e a arrecadação que a empresa passa de iluminação pública para o município.

Já o vereador Márcio do São Félix indicou que a empresa atue na verificação e fiscalização do fornecimento de energia em loteamento e chácaras, pois muitos são feitos de forma irregular, e pode interferir na qualidade do fornecimento de clientes antigos. Márcio ainda questionou sobre as constantes quedas de energia no Loteamento Novo Progresso.

O vereador Eloi Ribeiro salientou que é preciso que a Equatorial analise a situação dos flagelados da enchente, para que o fornecimento de energia seja suspenso e a empresa faça algum trabalho social em atendimento àquelas pessoas.

Cecília disse que o fornecimento de energia das áreas atingidas pela enchente é suspenso sempre, por questão de segurança. Caso algum problema ocorra, o consumidor pode procurar a Equatorial para resolver.

Sobre o Novo Progresso, ela adiantou que estão fazendo um levantamento para tentar resolver o problema de oscilação e queda de energia naquela região.

As demais questões relacionadas a Marabá, a consultora ficou de levantar para encaminhar para a Comissão.

Participaram ainda do evento, pela empresa, Thiago Dourado, consultor de grandes clientes, e Zeus Bandeira, assessor de comunicação.