𝗖𝗼𝗺𝗶𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗲𝗶𝗼 𝗔𝗺𝗯𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗶𝘀𝗰𝘂𝘁𝗲 𝗮𝘁𝘂𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗻𝗮 𝗹𝗲𝗴𝗶𝘀𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗮𝗺𝗯𝗶𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹
O presidente da Comissão de Mineração e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Marabá, vereador Dean Guimarães (PSD), conduziu, na última segunda-feira (1º de setembro) uma reunião com om representantes do PPMAC (Políticas Públicas de Mitigação e Adaptação Climática) e da Corema (Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Marabá) para discutir desafios das mudanças climáticas, a importância da política de resíduos sólidos e o fortalecimento da coleta seletiva em Marabá.
Também participaram da discussão os demais membros da Comissão de Meio Ambiente, vereadores Cabo Rodrigo (PL) e Priscila Veloso (PSD). Os convidados apresentaram um panorama das suas atividades e conquistas, destacando também os obstáculos enfrentados na busca por um ambiente mais sustentável e equilibrado.
Dean Guimarães reconheceu que o referido debate é extremamente relevante na atualidade, observando que a mudança climática influencia na qualidade de vida das pessoas. “Estamos vivendo dias sensíveis no que diz respeito ao meio ambiente, onde as altas temperaturas têm se tornado cada vez mais recorrentes e os períodos chuvosos, um tanto quanto incertos. Esses são recados da natureza para nós, seres humanos. Precisamos agir com responsabilidade e não pensar somente no agora, mas também, nas futuras gerações” ratificou.
Outro ponto apontado pelo vereador foi sobre a legislação municipal que rege as questões ambientais. Dean afirmou que tais as referidas leis precisam em sua maioria, ser revistas, adequando-se ao cenário atual. “Esse assunto vem para esta Casa de Leis em um momento muito oportuno, haja vista que essa comissão tem se debruçado sobre a legislação ambiental municipal, que é de 2002. Precisamos promover uma série de atualizações para contribuir com o bom funcionamento de Marabá. Temos um cenário ambiental muito delicado atualmente, onde os problemas climáticos estão aí na nossa porta. Precisamos apontar soluções que mudem a realidade atual”, ressaltou.
Ao usar a palavra, o vereador Cabo Rodrigo enfatizou a necessidade de maior participação social no combate aos problemas relatados. Para ele, o cenário atual, com tantas questões relacionadas ao meio ambiente, ainda é reversível, e deve ser iniciado com a conscientização de crianças e jovens. “Inúmeros são os problemas ambientais que estão se agravando dia após dia. Precisamos de politicas de conscientização, que devem ser iniciadas nas escolas, com nossos estudantes e, posteriormente, levadas para a sociedade de modo geral” ponderou o parlamentar.
A vereadora Priscila Veloso também deu a sua contribuição. Ela que é professora, seguiu a mesma linha de raciocínio de seu colega de parlamento, propondo a inserção de políticas de preservação ambiental no ambiente escolar. “Temos de ampliar as campanhas de preservação do meio natural nas escolas. Os jovens de hoje se tornarão adultos amanhã. É importante que eles levem consigo essa ideia de que o meio que eles vivem necessita ser tratado com mais responsabilidade”, afirmou Priscila.
Wesley Teixeira, um dos coordenadores da Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Marabá, relatou o trabalho realizado nos últimos anos pela instituição nesta cidade. Segundo ele, todas as ações refletem positivamente na diminuição de alguns problemas ambientais existentes, por isso, merecem mais apoio e participação da sociedade. “Todos temos uma responsabilidade social sobre o meio ambiente, que não nos exige muito de nós. Basta fazermos o mínimo possível, que teremos resultados satisfatórios, não somente para a posteridade, mas na atualidade também. Em Marabá, já coletamos mais de 700 toneladas de resíduos e percebemos bons resultados. Estamos atuando há 7 anos e desenvolvemos um trabalho que precisa ser visto e feito de maneira coletiva, para que tenhamos bons resultados” relatou Wesley.