Comissão de Saúde discute aumento no valor do plantão dos profissionais da SMS

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 22/05/2023 14h44, última modificação 22/05/2023 14h44

Na manhã desta segunda-feira, dia 22 de maio, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Marabá reuniu-se para discutir projetos que tramitam na Casa de Leis.

Um dos assuntos mais discutidos foi o valor dos plantões pagos pelo município aos servidores da saúde, considerado defasado pelos membros do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Pará (Sintesp), que estiveram presentes à reunião semanal.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão, Márcio do São Félix, mas contou também com a participação dos vereadores Pedrinho Corrêa, Coronel Araújo, e o procurador da Câmara, Valdinar Monteiro.

Entre os sindicalistas presentes, Demerval Bento da Silva e Raimundo Gomes Bezerra apresentaram o tema e lembraram que esta pauta já foi discutida em outras ocasiões, tanto com o Executivo quanto com o Legislativo.

O vereador Pedrinho Corrêa salientou que o valor atual do plantão é da época em que ele foi secretário municipal de Saúde, há mais de 12 anos. Ele considera o valor do plantão muito baixo, o que leva os profissionais a serem atraídos por outros municípios da região. O vereador defendeu a criação de uma mesa permanente de negociação para discutir as demandas entre trabalhadores e Executivo, com participação da Câmara.

O procurador Valdinar Monteiro advertiu que a Câmara não pode alterar valor de plantão, nem iniciar projeto para essa mudança, e que essa é uma prerrogativa do prefeito municipal.

Márcio do São Félix sugeriu ao coronel Araújo a elaboração de documento para ser lido em Plenário para mostrar a realidade atual e o valor que o plantão deveria ter.

Pedrinho Corrêa sugeriu, também, avaliar e comparar os valores de plantões de municípios de médio porte da região com os pagos em Marabá.