𝗖𝗼𝗺𝗶𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗘𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗗𝗲𝘀𝗲𝗻𝘃𝗼𝗹𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗮𝗿𝗮𝗯𝗮́ 𝘁𝗲𝗺 𝟭ª 𝗿𝗲𝘂𝗻𝗶𝗮̃𝗼 𝗲𝗺 𝟮𝟬𝟮𝟱

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 16/10/2025 09h57, última modificação 16/10/2025 09h57

Objetivo é aproximar o setor empresarial do poder público e impulsionar a geração de emprego e renda em Marabá


Criada em 2021 a partir de uma propositura do então vereador Miguel Gomes Filho, a Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico de Marabá foi reativada com a missão de ampliar o diálogo entre o Poder Público Municipal e o setor produtivo. A iniciativa busca atrair novos investidores, fomentar parcerias e impulsionar a geração de emprego e renda no município.
A reunião de abertura dos trabalhos da nova legislatura ocorreu na tarde desta quarta-feira (15), na Sala de Comissões da Câmara Municipal de Marabá. A nova composição é formada pela vereadora Vanda Américo (União), como presidente; o vereador Jocenilson Silva (PRD), como secretário; e os membros Ubirajara Sompré (MDB), Marcos Andrade (PSD) e Pastor Ronisteu (PL).
Durante sua fala, a presidente da comissão, Vanda Américo, destacou a relevância do colegiado como instrumento estratégico para o desenvolvimento regional. “Essa comissão é de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico de Marabá. Vivemos em um município dinâmico, com uma economia variada, que vai além do setor primário. Temos aqui o turismo, o setor de serviços, a cultura, entre outros. Precisamos de uma articulação mais ampla entre o setor público municipal e as empresas que atuam em nossa cidade, como é o caso da Mineradora Vale, Equatorial e outras prestadoras de serviços. É essencial que entidades municipais, a Associação Comercial, o Executivo e, também, deputados estaduais e federais participem dessa dinâmica. Todos devem ter um único objetivo: alavancar a economia de Marabá”, afirmou.
O vereador Pastor Ronisteu celebrou a reativação da comissão, lembrando que já participou das atividades do colegiado em anos anteriores e reconhece sua importância.
“Em outro momento, participei de várias reuniões dessa comissão e pude perceber o quanto ela agregou no desenvolvimento socioeconômico de Marabá. A reativação tem muito a contribuir com a evolução financeira de nossa região, principalmente com a chegada de novos projetos que gerem emprego, renda e crescimento para o município”, declarou.
Na mesma linha, os vereadores Ubirajara Sompré e Marcos Andrade reforçaram a relevância da retomada.
“A reativação dessa comissão é muito importante, pois ela é o elo entre o setor produtivo, o poder público e a população. Temos uma potencialidade econômica enorme e precisamos aproveitar mais a fundo todas essas possibilidades”, disse Ubirajara.
Já Marcos Andrade acrescentou: “Fiquei muito feliz quando fui convidado para essa reunião. Sou um entusiasta do setor produtivo, e esse setor só funciona se tiver empresas atuando e gerando circulação de capital em nossa cidade. É nosso dever, enquanto legítimos representantes do povo, ampliar essas vagas de trabalho e oportunizar uma melhor qualidade de vida para nossa população.”
Encerrando as falas, o secretário da comissão, Jocenilson Silva, destacou o potencial econômico de Marabá e a necessidade de um uso mais eficiente dos recursos públicos.
“Moramos em uma cidade com uma arrecadação mensal gigante, e esse recurso precisa ser gerido com mais responsabilidade. Como os colegas disseram, contamos com muitas empresas parceiras, que precisam assumir uma responsabilidade social maior sobre nosso município — e isso só acontece com a oferta de mais postos de trabalho”, enfatizou.
Legislativo como ponte entre setores
Com a reativação da Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico, a Câmara Municipal de Marabá reforça seu papel de mediadora entre os interesses públicos e privados, buscando promover o crescimento sustentável do município e melhorar a qualidade de vida da população marabaense.