Comissão municipal levará demanda e cobrará ações em segurança pública para Marabá

por claudio — publicado 06/08/2013 09h19, última modificação 14/04/2016 09h06
Audiência ocorrerá na próxima quarta-feira, na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça

Na reunião com a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) para debater os problemas que atingem a segurança pública em Marabá e região, marcada pela Comissão de Administração, Serviços, Segurança Pública e Seguridade Social, para o próximo dia 7, ficou acertado após  reunião na sala das comissões da Câmara Municipal de Marabá, a  formulação de  um documento, que será levado ao gabinete da advogada Regina Miki, comandante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. Participaram da reunião, para a definição das sugestões, representantes da Polícia Militar, Bombeiros, DMTU e Guarda Municipal, além dos vereadores Miguel Gomes Filho, Coronel Araújo, Vanda Américo e Pedro Souza.

A pauta de reivindicações foi baseada, principalmente, em quatro linhas de atuação dos serviços de proteção: reaparelhamento; valorização do servidor; capacitação e inteligência.

No reaparelhamento, por exemplo, foi solicitado o custeio para a construção de, pelo menos, mais um batalhão de Polícia Militar na cidade nova, um do corpo de bombeiros na nova Marabá, e a sede da Guarda Municipal, em todos esses casos, o município ou o Estado entraria com a cedência do terreno.

Foi solicitado pelos órgãos de segurança, em sua maioria, o fornecimento de EPI´S, armamentos  menos letal e veículos, tanto terrestres como aquáticos.

Ainda compõe o documento, a valorização do servidor, com o atendimento a saúde, principalmente na parte psicossocial, na construção de moradia e creche. Também foi pedido pelos representantes da Polícia Militar recurso para um centro de formação e  um portal integrado de controle de divisas, com SINIVEM (Sistema Integrado Nacional de Identificação de Veículos em Movimento) que é um sistema de tecnologia que gera informações para o Projeto Fronteiras e o Sistema alerta Brasil.
O presidente da Comissão, Miguel Gomes Filho, disse que essa audiência foi solicitada pela Câmara de Marabá, mas que é de suma importância a participação das entidades que trabalham segurança pública no município no evento. “Temos que ter esse enfrentamento e mostramos a situação caótica em que atravessamos no que diz respeito ao aumento e combate da criminalidade”. Miguelito disse ainda, que o documento pedirá não apenas melhorias para a segurança pública, mas solicitará o comparecimento da secretária Miki em Marabá, para a verificação in loco da real situação da região de Carajás.
A Vanda Américo lembrou da quantidade de crimes e da posição de destaque de Marabá no que diz respeito a criminalidade. Para ela, é necessário que se tenha um entendimento dos problemas sociais que atingem a região por ser polo, e que por conta disso, precisa de um tratamento diferenciado, uma atenção especial a esse quesito, não apenas do Governo federal, como também do Estadual.

Pedro Souza, líder do governo na Casa, disse que o Legislativo municipal tem tido uma atuação grande e tem se debruçado para tentar amenizar os problemas relacionados à segurança pública. Segundo ele, um ponto em que o município deve atacar é o combate a ao consumo e venda de drogas, bem como o tratamento de dependentes químicos. “Somos uma das regiões mais violentas do país, e temos que elencar os fatores que nos levam a essa posição”, destaco o líder do governo.

Para Araújo, o Governo Federal tem consciência da revolução que Marabá passa e continuará passando nos próximos anos, com a implementação ou pelo menos o anúncio de novos e grandes projetos na região, tendo Marabá como sede e cidade polo de todos. “O passivo social tende a aumentar, principalmente no que diz respeito à segurança pública”, complementou o vereador.