Comitiva de Marabá visita a casa de João Anastácio

por claudio — publicado 19/04/2013 15h29, última modificação 14/04/2016 09h06
Marabaenses regatam a história de pioneiros

Carolina, no Maranhão, é o berço da história de Marabá. Nossa “mãe de leite” começou a ser povoada em 1810, mas apenas em 1859 (há 154 anos) a vila ganhou status de cidade.

No início do século passado, o carolinense João Anastácio de Queiroz desceu em uma balsa de buriti com a família para morar em Marabá, onde se tornou o último dos intendentes em 1920 e, mais tarde, entre 1943 e 1945, atuou como prefeito.

Em Carolina, ele morava na casa que hoje recebe o número 1.062 de uma avenida que agora denomina-se “Getúlio Vargas”. Mesmo depois de vir embora para Marabá, o imóvel continuou pertencendo a sua família até a década de 1970.

A presidente da Câmara Municipal, Júlia Rosa, o vice-prefeito de Marabá, Luiz Carlos Pies, a o presidente da Fundação Casa da Cultura, Noé von Atzingen, e demais membros da comitiva marabaense que esteve ontem em Carolina, foram à casa de João Anastácio, onde foram recebidos pelos atuais proprietários.

José de Ribamar Barros e Marina da Luz Barros disseram que adquiriram o imóvel do filho de João Anastácio, João Anastácio de Queiroz Filho, há 40 anos.

A arquitetura da casa de João Anastácio mantém os traços do século XIX, com portas de 3,5 metros de altura, paredes grossas e armadores de rede rústicos e originais. “Já pensamos em fazer uma reforma geral no imóvel, mas com diante do apelo de algumas pessoas, a gente nunca tem coragem”, disse dona Marina.