Convênio de assinatura para 60 km de asfalto é assinado na Câmara
Cerca de 400 pessoas participaram da cerimônia de assinatura de convênio entre a Prefeitura de Marabá e a Caixa Econômica Federal, realizada na noite desta quinta-feira, 15, no Plenário da Câmara Municipal de Marabá.
assinatura do termo de convênio que garantirá R$ 50 milhões para a execução de 62 quilômetros de asfalto em diversas Folhas do Núcleo Nova Marabá e em bairros do Núcleo Cidade Nova. Além do asfalto, as ruas receberão serviços de drenagem, meio-fio e calçadas.
Falando em nome dos vereadores, a presidente da Câmara, Júlia Rosa,
Júlia Rosa disse que a Casa apoia o governo e no momento mais difícil, no início de 2013, o Legislativo autorizou aquele financiamento junto à Caixa o para que o povo tivesse ganho de cidadania e qualidade de vida. “Esta casa realmente cumpriu sua função”, observou a presidente.
Falando diretamente a João Salame, Júlia reconheceu que o início de sua gestão foi difícil, mas que a garra do gestor e de sua equipe de governo foi determinante para que o recurso chegasse agora. “Agradecemos ao público e a todas as lideranças que vieram para celebrar esse momento importante. A população e a liderança souberam esperar porque sabiam que o governo iria cumprir, porque tem compromisso com a comunidade”.
Ao usar da palavra, o prefeito João Salame agradeceu o empenho dos vereadores, sem os quais ele considera que o financiamento nem seria solicitado à Caixa. Além disso, agradeceu a presença das pessoas presentes, entre as quais
Luiz Müller, representante do governo federal, Helder Barbalho, ex-presidente da Famep (Federação dos Municípios do Estado do Pará), deputados federais José Geraldo e Cláudio Puty, ex-deputado federal Asdrubal Bentes, ex-deputado federal Paulo Rocha, deputados estaduais Bernadete ten Caten, Parsifal Pontes, secretário de Obras Antônio de Pádua, presidente da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, João Paiva, entre outros.
Em seu discurso, João Salame informou que serão asfaltadas as seguintes vias no Núcleo Nova Marabá: Folhas 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 18, 19, 25, 28, 32, 33 e 34. Já no Núcleo Cidade Nova, ruas dos bairros Infraero, Jardim Alvorada, Novo Horizonte, Jardim União e Bela Vista receberão as benfeitorias.
O recurso liberado pela Caixa Econômica Federal, é parte integrante da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, conhecido como PAC 2 que tem como foco investir no melhoramento da infraestrutura, uma forma de melhorar e garantir a acessibilidade nas cidades brasileiras.
Todas as ruas receberão o chamado Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), pavimento considerado de melhor qualidade e capaz de resistir aos rigores do clima na região. Esses 62 quilômetros de pavimentação juntam-se aos 70 quilômetros que estão sendo realizados na área da macrodrenagem da Grota do Aeroporto e a outros projetos que já encaminhados e que serão executados com recursos próprios e de emendas parlamentares. A expectativa dos técnicos da Prefeitura é que ainda este ano sejam captados recursos suficientes para garantir mais de 240 quilômetros de asfalto para os diversos núcleos da cidade.