Coronel Araújo apresenta projeto para diminuir número de vereadores em Marabá

por hugokol — publicado 02/06/2015 15h20, última modificação 14/04/2016 09h06
Emenda à Lei Orgânica prevê que quantidade de vagas nas próximas eleições seja reduzida de 21 para 17

Na abertura da Sessão Ordinária desta terça-feira, 2, o vereador Coronel Antônio Araújo (Pros) começou a colher assinaturas para apresentar no Plenário da Câmara um Projeto de Emenda à Lei Orgânica que alteraria o número de vagas na CMM para a eleição de 2016. Atualmente, há 21 vereadores e Araújo sugere que sejam apenas 17 legisladores, o que ajudaria a diminuir despesas.

Araújo precisa de pelo menos um terço (sete assinaturas) para que o Projeto seja apresentado em plenário, mas até agora só conseguiu seis colegas que compartilhem de sua ideia: Miguel Gomes Filho, Alecio Stringari, Ronaldo Yara, Edivaldo Santos e João Vanderlan. “Esse tipo de emenda pode também ser apresentado pelo prefeito, chegar à Casa por um Projeto de iniciativa popular com assinatura de 5% do eleitorado, mas prefiro que seja uma iniciativa deste Parlamento”, disse Araújo.

Ele explicou que o projeto altera a redação do Artigo 89 da Lei Orgânica Municipal, mas pode ser uma faca de dois gumes, causando dificuldade à sua própria reeleição, mas argumenta o elaborou por convencimento de que vai ajudar a Câmara a realizar projetos sociais para atender comunidades que vivem em áreas periféricas da cidade. “Se Câmara tiver condições de economizar, pode desenvolver projetos para atender a comunidade. Esta Casa não teria apenas a função legisladora e fiscalizadora, mas também a social”, destacou.

Pelos cálculos de Coronel Araújo, a economia pode ser considera suficiente para desenvolver ações sociais que impactariam positivamente em grande parte da população.

Ao comentar o assunto, o vereador Edivaldo Santos disse que assinou porque é favorável à emenda. “Na legislatura passada, essa Casa só tinha 13 vereadores e projeto de Leodato fez aumentar de 13 para 21. No momento da votação, o único voto contra foi o meu. Isso pode ter custado um prejuízo para mim, porque só voltei para esta Casa por intermédio da suplência. Sei que diminuindo quatro vagas, vou ter mais dificuldade, mas reconheço o ganho para a comunidade”, reiterou.