CPI da Vale: Comissão escolhe presidente, relator e secretário

por André da Silva Figueiredo publicado 23/11/2021 12h24, última modificação 23/11/2021 12h24

Em reunião ocorrida na sala das Comissões da Câmara Municipal de Marabá, os vereadores membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os passivos socioambientais das atividades de mineração da empresa Vale no Projeto Salobo, no município de Marabá, elegeram o vereador Ilker Moraes como presidente; Marcelo Alves, relator; e Pastor Eloi Ribeiro como secretário. Completam ainda a comissão, como membros titulares, os vereadores Beto Miranda e Frank do Jardim União, enquanto na primeira suplência fica o vereador Ray Athie.
De acordo com o vereador Ilker Moraes, presidente da Comissão, o objetivo do grupo é levantar questões importantes socioambientais e econômicas sobre o projeto Salobo. “Temos como missão apurar os impactos socioambientais do projeto Salobo. Estamos preocupados com as barragens de rejeitos, e com o que as comunidades e meio ambiente podem ser afetados caso ocorra algum problema. Trabalharemos ainda sobre a lógica econômica e tributária, verificaremos se as condicionantes do projeto foram cumpridas. Os trabalhos se iniciam com esse intuito. Sabemos que Parauapebas fez uma CPI e a Alepa está realizando outra. Iremos somar força e queremos ouvir os representantes da Vale sobre os acontecimentos do Projeto Salobo”, disse ele.