Cristina Mutran quer ampliação do sistema de videomonitoramento

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 25/04/2024 09h15, última modificação 25/04/2024 09h15

Na sessão ordinária desta quarta-feira (24), a vereadora Cristina Mutran (MDB) apresentou requerimento em que solicita, por parte da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), a expansão do sistema integrado de videomonitoramento em Marabá.

A vereadora justifica seu requerimento, ao lembrar que ainda em 2013 deu entrada na Câmara Municipal de Marabá (CMM) um requerimento solicitando a implantação desse sistema de videomonitoramento. De acordo com ela, desde que o projeto entrou em vigor, o município sentiu efeitos positivos, inibindo a prática de crimes, auxiliando na elucidação de delitos e também de acidentes.

Acontece, porém, que de lá para cá, a cidade cresceu, passando de 233.669 habitantes para 266.533 pessoas, um acréscimo de 32.864 habitantes, o que representa aumento de 14%, enquanto o sistema continua com a mesma capacidade de época em que foi instalado.

“Essa estatística já é suficiente para demonstrar a necessidade da expansão desse sistema de monitoramento”, argumenta Cristina Mutran, ao observar que existem áreas da cidade que estão descobertas, como pontos turísticos, entradas e saídas, além de bairros criados nos últimos anos, rodoviárias, bairros, praças etc.

Ainda de acordo com a vereadora, o videomonitoramento pode ajudar nas investigações até de desaparecimento de pessoas, como é o caso da tatuadora Flávia Alves, desaparecida desde o último dia 15. “Eu acredito que, se estivesse havendo esse monitoramento de forma mais ampla e eficaz, esse desaparecimento já teria sido elucidado”, afirma.

Vários vereadores concordaram com o pedido da colega Cristina Mutran e enfatizaram a importância do pedido para ampliação no número de câmeras de videomonitoramento pela cidade.