Desabafo de enfermeira do HMM gera discussões na Câmara

por hugokol — publicado 03/11/2015 15h25, última modificação 14/04/2016 09h06
Vanda lê carta de servidora reclamando de descaso e até governistas concordam que situação é crítica

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 3 de novembro, a vereadora Vanda Américo leu uma carta de desabafo de uma enfermeira concursada do Hospital Municipal de Marabá (HMM), que revela situações de descaso aos pacientes e falta de gestão para resolver os problemas da principal casa de saúde de Marabá.

A vereadora preservou o nome da servidora, mas destacou que ela fez seu desabafo em rede social e que só teria tomado essa atitude porque está preocupada com algumas vidas que estão sendo ceifadas no HMM e que poderiam ser preservadas. “Trabalho há muito tempo no HMM e nunca vi este hospital chegar ao extremo, como agora. Um paciente politraumatizado morreu dias atrás sozinho, em um lugar largado. Os ortopedistas não atendem à noite nem aos finais de semana”, lamentou a enfermeira no documento lido pela vereadora.

A parlamentar também reclamou da implantação do serviço de regulação no HMM, mas que funciona, de fato, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Ela clamou para que o município leve o serviço de regulação para dentro do hospital, como sugere a enfermeira em sua carta de desabafo.

Vanda também pediu à Comissão de Saúde da Câmara para que investigue a denúncia porque algumas pessoas estão morrendo dentro do hospital e ainda que a Mesa Diretora convoque o secretário municipal de Saúde, Nagib Mutran Neto, para dar esclarecimentos sobre o caso. “A Secretaria de Saúde não resolve o problema dos anestesiologistas e ortopedistas sob a desculpa de que vão terceirizar a gestão daquele hospital. Mas isso é uma enrolação. Não vão fazer isso é nunca. Estamos deixando o povo largando à própria sorte. Quer dizer, ao azar de quem cai dentro do Hospital Municipal”.

Coronel Araújo, líder do governo na Câmara, disse que esteve no Hospital Municipal recentemente e reconhece que a situação é muito grave e disse que a enfermeira está certa em se pronunciar. “Concorda que a regulação funcione no HMM e não na Secretaria Municipal de Saúde. Sugiro, se necessário, uma força-tarefa para que a regulação seja feita dentro do próprio hospital”, destacou.

Apesar de concordar com Vanda em relação à situação do Hospital Municipal de Marabá, Coronel Araújo disse que o governo tem acertado mais do que errado em relação à gestão municipal, inclusive na saúde.  “Temos de insistir na convocação do secretário de Saúde. Se não houver resposta, a Câmara tem de tomar outra providência”, sugeriu.