Diretora da Escola do Legislativo apresenta calendário de atividades

Gabriela Silva observa ainda este mês serão definidos os nomes dos 21 vereadores mirins para atuarem este ano

Na abertura da Sessão Ordinária desta terça-feira, 14, na Câmara Municipal de Marabá, a diretora da Escola do Legislativo, Gabriela Silva, mostrou como será o Projeto Câmara Mirim este ano. Disse que ele está baseado em Resolução da Câmara e tem objetivo de promover um programa pedagógico que aproxime as crianças do Poder Legislativo permanentemente. “As crianças estão empolgadas nas seis escolas públicas e privadas participantes, as quais promovem debates. Algumas criaram comissão eleitoral para escolher seus representantes”, disse.

Gabriela explicou que as escolas estão em processo eleitoral desde 25 de maio e até mesmo os juízes eleitorais estão apoiando o projeto, que está crescendo no município. Amanhã, quarta-feira, a partir de 8 horas, haverá treinamento para os candidatos a vereador mirim.

Dia 17 deste mês será eleição dos vereadores mirins nas escolas. No dia 24 ocorre o primeiro evento, com um Visite a Câmara Especial. Nesse dia, os selecionados do projeto vão conhecer a Câmara. Eles serão diplomados no dia 30 por serem eleitos vereadores mirins, em uma sessão especial. Também nesta data haverá eleição da Mesa Diretora para ações que serão realizadas durante o ano inteiro.

A vereadora Irismar Araújo opinou que a política eleitoral na escola é educativa e a iniciativa de promover ações de envolver a comunidade e estudantes é importante, elevando o conhecimento dos alunos sobre o papel do Legislativo.

Ubirajara Sompré também parabenizou a Presidência da Câmara e reconhece que o processo educativo nas escolas da cidade é importante e pediu que ele seja ampliado futuramente para outras unidades educacionais.