Diretora da Escola do Legislativo participa de encontro em Natal

por hugokol — publicado 18/11/2016 09h50, última modificação 18/11/2016 10h08
Evento é organizado pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e busca estimular e fortalecer os programas de educação para cidadania

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá (ELMAR) representada pela diretora Gabriela Silva, participa do 28º Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas realizado na cidade de Natal-RN entre os dias 16 e 18 deste mês. Este é um momento importante para a ELMAR, criada há pouco mais de oito meses, para o estabelecimento bem sucedido de sua atuação no município.

Promovido pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) com o apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o encontro, além de proporcionar o aperfeiçoamento da formação e qualidade dos servidores por meio das oficinas educativas, objetiva difundir informações sobre os programas de ensino desenvolvidos pelas Escolas do Legislativo, bem como estimular e fortalecer os programas de educação para cidadania a fim de aproximar o Poder Legislativo da população.

A programação conta com palestras e debates de temas relacionados à gestão, planejamento desafios e perspectivas das escolas do legislativo e também do governo. "Neste encontro abordamos vários temas de relevância para o Poder Legislativo e as cortes de contas. Foram dois dias intensos de atividades inerentes ao papel que as Escolas do Legislativo e de Contas têm assumido perante suas Instituições e, principalmente, para os brasileiros que têm dado demonstrações claras do que pretendem dos servidores públicos no cumprimento de suas obrigações profissionais", destacou o presidente da ABEL, Florian Madruga.

escola

O encontro contou com participação recorde de escolas de todo o Brasil, cerca de 100. Desde outubro deste ano, tramita na Câmara Municipal de Marabá o protocolo de intenções que firma pareceria com a ABEL no intuito de promover o intercâmbio e a cooperação técnico-científica, visando ao desenvolvimento institucional e de recursos humanos. Para a ELMAR, tal iniciativa garante que o departamento acompanhe as inovações disponibilizadas pela Associação Brasileira quanto às ferramentas e programas educacionais e de aperfeiçoamento, bem como desenvolva junto às outras escolas do país.

treinamento

O Departamento da Escola do Legislativo de Marabá foi criado este ano por meio de resolução para desempenhar a função de núcleo de estudos, formação, aperfeiçoamento, educação, capacitação e suporte técnico do Poder Legislativo Municipal, dentre outros objetivos. Poderá também realizar e apoiar eventos, estudos, pesquisas, debates, reuniões de trabalho, palestras, seminário, congressos, conferências e encontros no âmbito de sua competência, desenvolver programas de formação, aperfeiçoamento e especialização técnica de pessoal; estimular a pesquisa técnico-acadêmica sobre os poderes públicos municipais, subsidiar os trabalhos parlamentares, oferecendo suporte à ação legislativa para definição de medidas que estimulem o desenvolvimento da comunidade, colaborar no planejamento estratégico da Câmara de Marabá, coletar, reunir e avaliar índices, dados e indicadores com a finalidade de registro e propor medidas que contribuam para a contínua melhoria do desenvolvimento e justiça social; realizar convênio, parceiras e protocolos de cooperação técnica com institutos, órgãos públicos, ONG’s, entidades de classes e instituições de ensino, pesquisa e congênere.

Em 2016, o departamento realizou diversas atividades, dentre as quais o seminário para capacitação do terceiro setor sob o tema “Marco Regulatório do Terceiro Setor e as Oportunidades para as Organizações da Sociedade Civil”, capacitação para os vereadores do pleito 2017-2020, bem como organiza, coordena e avalia o Programa Câmara Mirim, que deverá encerrar as atividades de 2016 no dia 9 de dezembro.